Como a atividade física pode auxiliar o combate à depressão

O exercício é uma ferramenta fundamental para prevenir e tratar esta doença

Por Gustavo Monnerat

A depressão provoca um profundo impacto na qualidade de vida de milhares de pessoas e cresce em escalas alarmantes! Diferentes fatores podem aumentar o risco de desenvolver depressão, dentre eles o estresse crônico e o sedentarismo, principalmente por induzirem uma inflamação crônica. Neste cenário, a inflamação poderá aumentar a degradação de um aminoácido fundamental para nossa saúde, o Triptofano.

Em condições fisiológicas, o Triptofano é utilizado para formar mediadores fundamentais para saúde e bem-estar como a serotonina, no entanto, no cenário inflamatório e de sedentarismo, esta via pode ser alterar,  levando à formação do metabólito tóxico Quinurenina. Este metabólito por sua vez, é capaz de atravessar a barreira que protege nosso cérebro (hemato-encefálica), promovendo alterações deletérias que favorecem o desenvolvimento de Depressão.

Em um estudo do Dr. Ruas demonstrou-se, através de análise metabolômica, que a prática de atividade física foi capaz de prevenir as características depressivas induzidas pelo estresse. Como mecanismo, foi demonstrado que o exercício aumenta a atividade da enzima Quinurenina Aminotransferase através da ativação de PGC1a, promovendo assim a conversão de Quinurenina em um metabólico ácido incapaz de passar pela barreira hemato-encefálica, protegendo o sistema nervoso e prevenindo os efeitos do estresse e inflamação.

Assim, podemos concluir que o exercício é uma ferramenta fundamental para prevenir e tratar a depressão, mas, infelizmente, vemos uma sociedade cada vez mais sedentária e estressada, e justamente indivíduos que já estão deprimidos, os quais mais poderiam se beneficiar pela prática de atividades físicas, estão cada vez mais reclusos e sedentários! Conhece alguém que está muito estressado e deprimido? Chame ele ou ela para treinar!!

Gustavo Monnerat é PhD em Fisiologia UFRJ/Bonn Universität. @gustavomonneratphd

Redação

press@trisportmagazine.com