CHALLENGE DAYTONA: Sanders e Findlay vencem

Com um Start List profissional de alto nível, o CHALLENGE DAYTONA não decepcionou, e o evento acabou sendo muito emocionante para homens e mulheres. Na prova masculina, foi Lionel Sanders, do Canadá, que conquistou a vitória, depois de vencer o espanhol Pablo Gonzalez Dapena em um esforço final. Na corrida feminina, Paula Findlay, compatriota de Sanders, acabou sendo a atleta mais poderosa do dia: ela escapou da favorita dos fãs, Lucy Charles, e conquistou a última vitória da temporada de 2019.

CHALLENGE DAYTONA, é claro, aconteceu no icônico Daytona International Speedway® em Daytona Beach, Flórida, e teve a distancia de 1.6km de natação, 60km de ciclismo e 13 km de corrida. Depois da natação masculina, cinco atletas saíram praticamente juntos da água: Eric Lagerstrom, Kieran Linders, Pablo Gonzalez Dapena, Jason West e Joe Maloy. Outros favoritos como Andrew Starykowicz e Lionel Sanders saíram com uma desvantagem de 40” e 1’20”.

Enquanto Dapena e Maloy forçavam na bike, Sanders e Starykowicz se esforçaram ainda mais e avançaram para a frente. No meio do percurso, eles pegaram o líder Dapena, depois que Maloy já o havia deixado ir, e foi Starykowicz quem assumiu a liderança. Depois de uma etapa de bicicleta muito forte, onde os ritmos acima de 48 quilômetros por hora eram muito comuns, foi o ‘Starky’ norte-americano primeiro a entrar na área de transição, seguido por Dapena e Sanders em menos de um minuto.

É aí que a verdadeira emoção começou. Dapena e Sanders (foto abaixo) não demoraram muito para passar Starykowicz, correndo ombro a ombro, em um ritmo incrível. Ambos os atletas estavam correndo espetacularmente rápidos, observando um ao outro e superando seus limites. No último quilômetro, foi Sanders quem fez a diferença e seguiu sozinho até o final. Depois das 2:23:02, ele cruzou a linha de chegada. “Nunca houve um corredor como Pablo, que me pressionou tanto assim. Como no mundo eu senti falta de um atleta tão incrível? Foi uma corrida absolutamente insana. Apertei o máximo que pude na bicicleta, como se não houvesse corrida depois… então eu só sabia que estava prestes a vencer a 100 metros de distância. Foi uma das melhores provas que já fiz, então essa sempre será uma lembrança especial em minha vida.”

Dapena cruzou em segundo lugar, apenas 30 segundos atrás de Sanders. Jason West ficou em terceiro lugar, em 2:27:32.

MULHERES
Assim como a prova masculina, também a feminina acabou sendo muito emocionante. Como era de se esperar, foi a britânica Lucy Charles que dominou a natação e, portanto, levantou em primeiro do lago que fica dentro da pista do autódromo. Mais de meio minuto depois, Sara McLarty, Paula Findlay e Lisa Norden seguiram como primeiro grupo de perseguição, ainda no lugar certo para desempenhar um papel de diferença.

No ciclismo, Lucy não conseguiu manter a liderança. Após cerca de 32 quilômetros, Findlay e Norden a alcançaram, criando um grupo líder de três. Charles estava checando o que aconteceria primeiro, mas no final do ciclismo ela acelerou um pouco mais, deixando Norden, enquanto Findlay era a única capaz de segui-la.

Durante a corrida, as duas mulheres estavam indo frente a frente, correndo pela vitória. No final, foi Findlay quem fez a última jogada e cruzou a linha de chegada primeira, em 2:38:47. “Eu não esperava vencer, mas você nunca sabe com esse tipo de formato. Ao mesmo tempo, eu estava muito confiante comigo mesma e me senti relaxada na corrida. Na maioria das vezes eu estava focada e me senti como se eu estivesse no controle. Um local como esse ajuda com certeza, é esmagador. Correr aqui, no escuro, foi muito legal e eu obviamente nunca vou experimentar algo assim no triathlon.”

Lucy Charles chegou em segundo lugar, apenas um minuto atrás de Findlay. Lisa Norden ficou em terceiro lugar, em 2:43:50.

Redação

press@trisportmagazine.com