Ben Kanute e Paula Findlay vencem o 70.3 Oceanside

Igor Amorelli e André Lopes conquistam o top 10 na California

O americano Ben Kanute e a canadense Paula Findlay venceram neste sábado o tradicional Ironman 70.3 Oceanside disputado na meia distância, com 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

Em seu 20º ano de realização o evento contou com  a participação dos brasileiros Igor Amorelli e André Lopes na categoria profissional. Mais de 3.ooo triatletas amadores disputaram também a competição que distribuiu vagas classificatórias para o mundial de Ironman 70.3, que será realizado em St. George, Utah, nos EUA, nos dias 28-29 de outubro de 2022.

Com largada em Harbor Beach as 6h40 da manhã, um grupo de 6 triatletas conseguiu se destacar, abrindo vantagem para os demais, após 1900m de natação, liderados pelo eventual vencedor do dia o americano Ben Kanute.

Amorelli saiu 48s atrás o líder e André Lopes cerca de 1m50, com uma natação abaixo da sua média.

No ciclismo o grupo líder se manteve  nos primeiros quilômetros com Ben Kanute, Sam Appleton, Brent McMahon, Miki Taagholt, Jason West e o americano Dylan Gillespie.

Na parte ondulada do percurso, o grupo foi selecionando naturalmente os melhores ciclistas, com McMahon e West ficando para trás. Ainda mais atrás, Igor Amorelli fazia boa prova, puxando o pedal do 2º grupo com grandes nomes do circuito. André Lopes vinha bem no 3º grupo.

Na transição (2) Kanute foi mais rápido e abriu 14s do grupo, impondo um ritmo alucinante desde as primeiras passadas. Sempre seguido de perto pelo dinamarquês Miki Taagholt, a pressão e a disputa foi intensa. Até o km 14 Miki perseguia Kanute com um déficit apenas de 15-20s.

Na parte final da prova, mais precisamente nos últimos 5km, o americano conseguiu impor um ritmo ainda um pouco mais forte, abrindo vantagem, finalmente, para a vitória. Miki se manteve em segundo conquistando o vice-campoeonato em Oceanside, com o australiano Sam Appleton em terceiro, fechando o pódio final da elite masculina.

Os brasileiros Amorelli e Lopes, com boas performances, em 1h15 e 1h14, para os 21km de corrida, fecharam respectivamente na 8ª e 10ª colocação e mostraram estar mais próximos de um grande resultado. Visto o calibre do nível técnico, foi com certeza um bom resultado para os brazucas que seguem evoluindo.

Power Biker
Entre as mulheres a sul-africana Jennie Metzler surpreendeu a todos com uma natação líder. Paula Fndlay veio em terceira mas nos primeiros quilômetros do ciclismo assumiu a liderança com muita força e talento.

A canadense voltou a mostrar a sua antiga forma que a levou a vitória no mundial da PTO  no final do ano passado, quando venceu o Challenge Daytona, embolsando uma premiação de $100.000 em uma performance de gala.

Neste sábado ele mostrou mais uma vez o seu talento marcando a melhor parcial de ciclismo da prova, abrindo grande vantagem para a corrida final em seus 21km.

Com uma meia-maratona em 1h21 eles venceu confortavelmente superando  a inglesa Emma Pallant e  a sul-africana Jennie Metzler, a terceira colocada.

Confira abaixo os resultados e parciais dos melhores da Elite:

[table id=409 /]

Redação

redacao@golonger.com.br