Bear Lake Triathlon tem prova dura e Top 10 brasileiro

Prova realizada nos EUA sob condições extremas teve Andre Lopes na 7ª colocação

Realizado neste domingo na distância de 1.9km de natação, 90km de bike e 21.1km de corrida, e sob condições climáticas duríssimas, o Bear Lake Triathlon, Idaho, EUA, teve como campeões os americanos Sam Long e Danielle Dingman. O brasileiro Andre Lopes, radicado em Boulder, Arizona, chegou na 7ª colocação e fez um relato sobre como foi o evento:

“O Bear Lake Triathlon foi uma prova muito dura. Primeiramente porque estávamos sem competir desde o ano passado, mas também pelas condições extremas do tempo que tivemos no dia, com frio, chuva e muito vento. Além disso, estávamos a 1800m acima do nível do mar.

A natação foi num lago muito bonito com água cristalina, porém, no dia parecia um mar com ondas devido aos fortes ventos. Com isso, a natação foi resumida em três voltas de 650m, ida e volta beirando o lago. Os profissionais iriam largar no modo time trial a cada 10 segundos, mas acabamos largando a cada 3 segundos, um em seguida do outro. As mulheres largaram na frente dos homens e os age groupers logo na sequência. Isso tornou a natação uma verdadeira bagunça, devido às ondas e o congestionamento no percurso.

A bike foi muito rápida, pois o percurso era basicamente flat com alguns rolling hills no começo. A prova começou a ficar interessante quando no meio da etapa começou a chover muito e com rajadas de vento muito fortes. Dali em diante todos os atletas sofreram muito, pois a temperatura caiu para menos de 10º C, com sensação térmica de 5º C, ou menos. Terminei a bike e não consegui tirar o capacete e nem a sapatilha, pois minhas mãos estavam congeladas. Pensei até em não correr, pois estava literalmente tremendo de frio, mas estava em 7º lugar e decidi lutar até o final.

A corrida foi no modo de sobrevivência. Nos primeiros km eu não conseguia sentir os pés e estava ainda tremendo de frio. Não consegui nem colocar o relógio no braço… O percurso era ida e volta em uma volta só. Para piorar a situação na volta da corrida entrou um vento contra cruel que dificultou muito para terminar a prova. Literalmente estava lutando contra a hipotermia e com toda a energia do meu corpo nos últimos 5km da prova. Quase passei o Ben Kanute, que estava também sofrendo muito, mas acabei terminando em 7º, com 3h55min de prova: 29min natação / 2h02min bike / 1h20min corrida.”

Abaixo, assista o vídeo do canal de Andre Lopes no YouTube, com imagens feitas pelo triatleta José Graça:

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com