Bahrain 13 reforça time com Blummenfelt

Kristian Blummenfelt vai integrar a principal equipe de triathlon mundial

A Bahrain 13, principal equipe do triathlon mundial, anunciou seu mais novo membro, o norueguês e recordista mundial de Ironman 70.3, Kristian Blummenfelt. Seu objetivo este ano é o ouro olímpico e o Mundial de Ironman 70.3. Ele pode ser novo no time, mas o Bahrain sempre esteve perto dele. ⠀

“Estou muito animado por me juntar ao Bahrain Endurance 13, ao lado de campeões olímpicos e mundiais. O Bahrain é um lugar especial para mim, tendo vencido três vezes o IM 70.3 Bahrain e quebrado o recorde mundial duas vezes”, disse o norueguês.

Ele se junta a um time que conta com Alistair Brownlee, Ashleigh Gentle, Ben Kanute, Daniela Ryf, David Plese, Holly Lawrence, Jan Frodeno, Javier Gomez, Terenzo Bozzone, Vicky Holland, Vincent Luis, Lauren Parker (paratriatleta) e o Sheik Nasser Hamad (triatleta amador e responsável pela criação do time).⠀

Desde que o Ironman 70.3 World Championship foi anunciado para novembro em 2020, muitos atletas como Blummenfelt, Kanute e Gentle estão mirando nas performances olímpica e de IM70.3. Para Parker, ela não apenas quer ganhar ouro nas Paralimpíadas e defender seu título no campeonato mundial de Paratriathlon Series, mas também disputar o Ironman World Championship e o Ironman 70.3 World Championship.

Holly Lawrence se especializou em provas de Meia distância nos últimos anos, mas 2020 marcará sua primeira prova de Ironman. Além de mais uma vez alcançar o primeiro lugar no campeonato mundial de IM70.3, ela também quer repetir seu feito de 2019 ao vencer quatro campeonatos regionais de IM70.3, na América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio. Ela diz: “Vou correr um Ironman em St. George, porque será o campeonato norte-americano. Só se St. George correr bem, pensarei em fazer Kona. Desde que não atrapalhe as provas de IM70.3”.

Vários campeões mundiais, Jan Frodeno, Daniela Ryf, Terenzo Bozzone e Javier Gomez marcam seu sexto ano na equipe. Parte da formação original quando o time foi anunciado pela primeira vez em 2015, os quatro originais continuaram a definir um nível mais alto para a conquista neste esporte.

Desde que está no Bahrain Endurance 13, Ryf conquistou nove dos 19 títulos mundiais coletivos da equipe. Para 2020, ela buscará a redenção em Kona e recuperará a coroa do Campeonato Mundial de Ironman.

Frodeno conquistou sua terceira coroa de Kona no ano passado e estabeleceu um novo recorde de percurso. Em 2020, Frodeno pretende defender o título que conquistou em 2016 – no mesmo ano em que bateu o recorde mundial de distância Ironman, em 7:35:39 – no Challenge Roth.

Bozzone pretende se endireitar após um 2019 cheio de lesões para se qualificar para o Ironman World Championship 2020. Com o Ironman 70.3 World Championship também à sua porta em Taupo este ano, ele sabe que pode ser competitivo e representar o que será uma prova em casa.

Ele disse: “2019 foi um ano difícil para mim com as lesões no Tendão de Aquiles, mas resolvemos e estamos realmente ansiosos pela temporada de 2020”.

Gomez continuará sua busca pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, terminando em terceiro no ranking da World Triathlon Series de 2019. No entanto, com uma vitória no Ironman Malaysia no final do ano passado, ele também conseguiu sua vaga em Kona. Entre o evento olímpico de triathlon em julho e o Campeonato Mundial de Ironman em outubro, há tempo de treinamento suficiente para combinar a velocidade das corridas olímpicas com a resistência exigida pelo Ironman.

Ele não será o único atleta a tentar esse feito. Alistair Brownlee mostrou sua versatilidade e capacidade de vencer os formatos de curta e longa distância no mesmo ano, preparando-se para uma campanha pelo ouro olímpico e Kona. E como todos sabemos, Brownlee não corre por nada menos que uma vitória.

Completando a lista de 2020, o campeão do Ironman, David Plese, está mais uma vez mirando em Kona. Morando e treinando no Bahrein com o capitão da equipe, Shaikh Nasser Bin Hamad Al Khalifa, Plese é uma inspiração visível para os atletas da região do Golfo, pois seu solo é um terreno fértil para a excelência esportiva.

Com as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, o Campeonato Mundial de Ironman e o Ironman 70.3 e o Challenge Roth na mira das equipes, este ano será o maior de todos os tempos para o Bahrain Endurance 13.

Redação

press@trisportmagazine.com