Ashleigh Gentle vence o PTO Canadian Open

Vittoria Lopes é a 7ª colocada, Pâmella Oliveira a 16ª e Luisa Baptista a 20ª

Realizado neste sábado em Edmonton, Canadá, o PTO Canadian Open, categoria Feminina, teve como grande campeã a australiana Ashleigh Gentle (na foto), após uma etapa de corrida dominante. A atleta da casa, nascida em Edmonton, Paula Findlay, foi a vice-campeã, e a americana Chelsea Sodaro a 3ª colocada.

Na etapa de 2km de natação, destaque para Vittoria Lopes, que liderou desde o começo das três voltas, abrindo vantagem para um Pack que era puxado pela espanhola Sara Perez Sala e depois pela americana Lauren Brandon, entretanto, na segunda volta, Vittoria errou uma passagem de boia que viria a lhe custar uma penalização no final da etapa de ciclismo.

No começo da bike de 80km, feita em quatro voltas, Vittoria – que saiu 20 segundos à frente do grupo perseguidor – se manteve à frente praticamente até o início da segunda volta, quando foi ultrapassada por Findlay. Mais à frente, Vittoria teve a companhia da suíça Nicola Spirig, da australiana Ellie Salthouse e de Gentle, formando um Pack de quatro atletas que andou junto por praticamente todo o resto do ciclismo.

Na T2, Findlay entrou na área de transição com uma vantagem de dois minutos para suas  perseguidoras; em 5º lugar já aparecia a alemã Laura Philipp, grande corredora e especialista na distância Ironman full. Porém, quando todos os olhos se voltavam para Spirig e Philipp, Gentle impôs seu ritmo inabalável e foi à caça de Findlay, ultrapassando a canadense na altura do km 7 e mantendo a liderança até cruzar a linha de chegada como campeã do evento e dona de uma premiação de US$ 100.000. Findlay foi a 2ª e Sodaro, que tem sua origem no atletismo, veio de trás e cruzou em 3º lugar.

Pelo Brasil, Vittoria Lopes foi a 7ª colocada, após mostrar grande evolução em sua corrida, modalidade que ela tem focado muito neste primeiro semestre do ano. Pâmella Oliveira foi a 16ª colocada após uma prova consistente e Luisa Baptista a 20ª, depois de buscar várias posições na etapa de corrida. Ser Top 20 era de grande importância, pois a premiação em dinheiro era diferenciada até esta posição.

Redação

press@trisportmagazine.com