Aquathlon Brasileiro com Água de Coco

Etapa única do Campeonato Brasileiro de Aquathlon foi realizado na Bahia

Se você ainda não foi na Bahia, então vá! No dia 20 de novembro de 2021, aconteceu na vila de Imbassaí, distrito da cidade de Mata de São João, na Bahia, a etapa única do campeonato brasileiro de Aquathlon. Etapa classificatória para o mundial de 2022, para a categoria Age Group, e ainda teve a brilhante participação das categorias infantil, de 6 a 15 anos, Elite, formada por profissionais, menores de 23 anos e juniors, até 19 anos, além da categoria Paratriathlon, que contou com a estreia da categoria PTDI, atletas com deficiência intelectual.

A competição foi um show e evento a parte. Desde a retirada do kit de atletas, que além dos itens comuns à qualquer competição, ainda vinham com fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim, com respingos de alfazema e banho de murtá, além de um mini troféu, lembrança do local da prova, cedido gentilmente pelos gestores do Imbassaí Privilege, condomínio privado onde foi realizada a competição.

Ao chegar no local da competição, Baianas trajadas distribuíam mais adereços aos competidores e público local, e formavam um cenário paradisíaco, entre coqueiros, dunas e lagos. Ao som da capoeira e de seus berimbaus e atabaques, a competição deu início à recepção dos atletas. Já para a largada, tambores de percussão ao estilo olodum ditaram o ritmo durante toda a prova, estimulando a batida dos corações dos atletas e do público que vibrava com cada braçada e passada do Aquathlon.

A primeira largada foi com os futuros atletas entre 6 a 9 anos, que nadaram em um rio de água doce e salgada (salobra), com profundidade máxima de 1,5m. Dentro do rio, foi montado 4 diferentes percursos, sinalizados com bóias e raias de natação. A natação foi única, reunindo diferentes características, pois era rasa como uma piscina, tinha o seu percurso protegido como uma lagoa e era abastecido pela água do mar.

A área de transição estava toda cercada e direcionada por corredores de grades e estruturas de sinalização, facilitando o trânsito do atleta e do público, que pôde assistir de perto e aproveitou todo conforto, que também foi oferecido a eles. O acesso da natação à área de transição foi feita por um caminho de areia branca. Já o percurso de corrida foi feito em uma linda pista de asfalto com passeios enfeitados com mosaicos de animais marinhos.

Os grandes campeões foram Manoel Messias, que venceu a categoria geral da Elite e Luma Guillen, que foi a campeã geral Elite feminina. A categoria elite contou com 18 atletas, sendo 2 de São Paulo, 1 de Sergipe, 1 de Pernambuco e 15 da Bahia. Já na categoria infantil, 42 atletas entre 6 a 15 anos disputaram a competição. O Paratriathlon contou com a participação de 9 atletas, vindos da Bahia, São Paulo e Espírito Santo, e a categoria Age Group, de 16 a 70+ contou com atletas de diferentes estados de todo o país, totalizando 220 atletas em toda a competição.

Após a chegada, os atletas recuperavam suas energias com água mineral, coca-cola, isotônico, suco e água de côco, além de frutas e outras opções de alimentos. Já o público, tinham outras opções, como acarajé, caldo de marisco (lagosta, polvo ou camarão), água de côco e as comidas típicas servidas no Food Truck, voltado para este público.

A premiação também foi feita de modo especial. Os campeões foram coroados com coroas de ramos, receberam um mini-bouquet de flores rústicas, troféus de campeões e brindes de parceiros. Os troféus também tiveram a sua metáfora, onde todos possuíam a cor dourada. A decisão de ter troféus de uma única cor, a dourada, se deu ao fato de todos ali representarem uma grande vitória, só por estarem ali naquele momento após dois anos difíceis e de muitas dificuldades, com o contexto mundial da pandemia da covid-19.

O Aquathlon Brasil contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, SUDESB e teve o especial apoio da Secretaria de Turismo de Mata de São João, Imbassaí Privilege, HiperIdeal Supermercados, Drone Pilots, Triade Photos, Tri Sport Magazine, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar da Bahia, Natamaster, Tia Sônia e Grupo CAM.

GERAL ELITE F
1 LUMA MARUCI GUILLEN 36:36
2 ANA PAULA SERENO ROCHA 43:04
3 FERNANDA ARANTES 43:29
4 MANUELA LERENO MACHADO 45:04
5 ANDRIELLY MARIA DUARTE 47:04
6 LUIZA CRUZ 47:55

GERAL ELITE M
1 MANOEL MESSIAS 33:21.37
2 ROMULO SAVIO MENDONCA 35:28
3 JARDIEL LUQUINE DA SILVA 36:36
4 HUGO LEÃO DIAS 37:24
5 RICHARD MARQUES :37:36
6 PAULO BRENO DA SILVA 37:42
7 THOR TARQUINIO NOGUEROL 38:30
8 GUSTAVO GOUVEIA SANTIAGO 41.08
9 MARCOS BRUNNO SA 42:12
10 PEDRO REIS DA S. 43:02
11 IAN CAUÊ MENDES 43:22

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br