Aprendendo a dominar a intensidade das sessões de treinos

As sessões longas não são as sessões para te ensinar ritmo, desenvolver velocidade ou limiar de dor

Por Sergio Borges

Este fim de semana estava pensando que, para alguns de vocês, o conceito das longas sessões aeróbicas não é totalmente compreendido, pelo que decido esclarecer aqui hoje sem tornar este artigo demasiado científico e complicado.

Qual é o propósito de uma longa sessão aeróbica?

* O objetivo principal é desenvolver sua capacidade aeróbica (capacidade de cobrir a distância), desenvolvendo seu sistema cardiovascular.

* O segundo é desenvolver resistência muscular (capacidade de manter os músculos contraídos por um longo período de tempo).

* Terceiro e muitas vezes esquecido é desenvolver a capacidade do corpo de usar a gordura como combustível (por artigos que enviei anteriormente, ao competir no Ironman, NÃO podemos confiar na fonte de glicogênio, apenas precisamos usar a gordura como combustível).

É ISSO!!!

As sessões longas NÃO são as sessões para te ensinar ritmo, desenvolver velocidade ou limiar de dor! Você tem sessões específicas em seu programa para fazer isso.

Eles estão lá APENAS pela razão descrita acima – Aumentar sua resistência!

Se você não seguir a intensidade adequada (aeróbica) você NÃO obterá os benefícios listados e estará APENAS gerando fadiga (e aumentando suas chances de overtraining).

É muito comum ver atletas passando muito tempo na “Zona Cinza” (uma intensidade muito perigosa e inútil porque você está apenas confundindo seu corpo! Você não é totalmente aeróbico ou anaeróbico).

Isso geralmente acontece quando os atletas tentam comparar suas longas sessões em busca de melhorias,

ERRADO!!!

A pergunta não deve ser:

Quão longe ou rápido eu corri/pedalei? Mas ao invés: Eu segui o objetivo da sessão? Fiquei totalmente aeróbica? Passei as horas planejadas?

Novamente, apenas para esclarecer, seu corpo NÃO SABE a diferença entre distância ou velocidade!!

A única coisa que seu corpo sabe é quanto tempo você treinou (tempo) e quão duro (esforço). A fadiga e a forma geral ditarão o ritmo do DIA!

Se você gosta mais de números, na bicicleta essa intensidade deve ser apenas 55-70% do seu FTP (mais tempo gasto na faixa mais baixa) ou 65-75% da sua FC Máx, então sim, é MUITO baixa intensidade!

Para a corrida eu gosto de usar o “Aerobic Cap” (180- idade) porque é uma maneira muito segura de ter certeza de que você NÃO está correndo muito.

IR LENTO é melhor do que ir um pouco rápido demais! Guarde o jejum para quando for solicitado – As Sessões de Qualidade.

Uma das MAIORES razões pelas quais os atletas não melhoram é porque eles fazem o…

TREINAMENTO AERÓBICO MUITO DIFÍCIL e o… TREINO ANAERÓBICO MUITO FÁCIL!

Então se você quer ficar mais rápido você tem que DOMINAR a intensidade das sessões, e seguir exatamente como prescrito (há uma ciência por trás da estrutura).

As sessões de força na bicicleta e o esforço de desenvolvimento são apenas algumas maneiras de ficar mais rápido para suas provas de Ironman. Dependendo do ciclo de treino, as sessões de intensidade podem variar.

Espero ter esclarecido um pouco mais para que você possa tirar o máximo proveito do seu treinamento!

Tenha uma ótima semana!

Sergio Borges
Sergio Borges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio.

Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: www.sbxtraining.com

Redação

press@trisportmagazine.com