“Anything is possible”: A história de Chris Nikic

Os detalhes da conquista de Chris Nick no Ironman Flórida

Neste final de semana, Chris Nikic cruzou a linha de chegada no IRONMAN Florida 2020 em 16:46:09, fazendo história como a primeira pessoa com síndrome de Down a completar um IRONMAN full (3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida).

Chris Nikic, de 21 anos e recém-formado no ensino médio, é palestrante público e estava determinado a se tornar um IRONMAN e provar que ‘Anything is possible’ (Tudo é possível). Com o apoio de sua família e amigos, além do treinador Dan Grieb, Chris fez história, mostrando o que é possível para as pessoas em todo o mundo.

Chris embarcou em sua jornada de se tornar um IRONMAN pouco antes das 6h (hora local), para nadar os 3.8km de natação do percurso. Cheio de entusiasmo, ele saiu da água completando a natação em 1:54:39 ​​e se dirigiu para a transição antes de partir para o percurso de 180km de bike. Apesar de suportar mordidas de formigas enquanto parava para se nutrir e alguns cortes na perna por causa de uma queda, Chris continuou, completando o percurso de bicicleta em 8:12:37. Embarcando na disciplina final, Chris terminou a maratona em 6:18:48.

“Para Chris, esta prova foi mais do que apenas uma linha de chegada e celebração da vitória. O IRONMAN tem servido como sua plataforma para ficar um passo mais perto de seu objetivo de viver uma vida de inclusão, normalidade e liderança. É sobre ser um exemplo para outras crianças e famílias que enfrentam barreiras semelhantes, provando que nenhum sonho ou objetivo é muito alto ”, disse Nik Nikic, pai de Chris.

Depois de ver seu filho passar por quatro cirurgias e se tornar cada vez mais sedentário aos 18 anos, Nik incentivou Chris por meio de um princípio que ele criou inicialmente para seu local de trabalho – ser 1% melhor a cada dia. Para Chris, esta jornada para o IRONMAN começou com uma flexão, e continuou até a conclusão de um IRONMAN full, neste sábado, sem planos de parar por aí. Como seu pai Nik diz: “Se Chris pode fazer um IRONMAN, ele pode fazer qualquer coisa”.

“Não estou mais surpreso com o que Chris pode realizar porque reconheço quem é Chris; um ser humano que tem objetivos e sonhos como todo mundo. Ele quer tornar o caminho mais fácil para aqueles como ele e podem seguir seu exemplo”, disse Dan Grieb, guia e treinador de Chris.

Em reconhecimento a essa conquista, Chris foi certificado como detentor do recorde no Guinness World Records.

“Foi um privilégio acompanhar o progresso de Chris remotamente e estou absolutamente feliz em vê-lo cruzar a linha de chegada”, disse Craig Glenday, Editor-Chefe do Guinness World Records. “O IRONMAN é um desafio que testa até mesmo o os atletas mais experientes, então como é emocionante ver Chris se juntar às fileiras daqueles que podem dizer ‘Eu consegui!’ Sua dedicação e comprometimento são inspiradores, enviando uma mensagem a todos que você pode realizar seus sonhos, não importando os obstáculos que enfrente. É uma honra receber Chris na fraternidade do Guinness World Records como o primeiro atleta com síndrome de Down a completar um IRONMAN e estou ansioso para ver o que mais está reservado para este jovem notável.”

Através da IRONMAN Foundation (IMF), Chris Nikic correu como um atleta do Team IMF com a missão de ajudar outras pessoas com necessidades especiais a realizar seus sonhos. Em colaboração com a IRONMAN Foundation, Chris arrecadou quase $ 40.000 até o momento, com 100% dos fundos indo para ajudar causas importantes para ele. As doações ainda podem ser fornecidas visitando aqui.

Nos 42 anos de história do IRONMAN, centenas de milhares de atletas se colocam à prova nos triathlons IRONMAN em todo o mundo a cada ano. Embora habilidades de todos os tipos tenham sido bem-vindas e celebradas em corridas ao longo dos anos, Chris é a primeira pessoa com síndrome de Down a se inscrever para o evento.

“Estamos extremamente honrados e orgulhosos por Chris ter escolhido o IRONMAN como seu veículo para provar que “Tudo é Possível”. Sua jornada inspirou muitos e nos lembrou do poder e resiliência do espírito humano ”, disse Andrew Messick, presidente e diretor executivo do IRONMAN Group.

Redação

press@trisportmagazine.com