Amorelli e Vinhal abandonam no difícil Ironman Lake Placid

Americano Matt Russell dominou as ações

O americano Matt Russell venceu ontem, dia 28 de julho, o tradicional Ironman Lake Placid, nos Estados Unidos. Numa chegada bem emotiva, chorando muito, Russell obteve sua primeira vitória depois do inacreditável atropelamento que sofreu em 2017, na etapa de ciclismo do Mundial de Ironman, no Havaí.

A prova foi bem disputada desde seu início e teve como um dos protagonistas na natação e no ciclismo o brasileiro Igor Amorelli, que saiu em 3º lugar da água e liderou a etapa de bike em vários momentos, numa disputa particular com o canadense Brent McMahon. Vindo de trás, depois de sair da natação em 16º lugar, Matt Russell fez um pedal insano, atacando as subidas do duro percurso com maestria e finalizando os 180km com o tempo de 4h27min38s, 4’36” melhor que o segundo tempo da bike, do americano Sam Long. Para ter uma noção do feito de Russell, ele superou o recorde do percurso que pertencia ao lendário americano Steve Larsen, que havia feito 4h33min21s em 2001, quando ele entregou a bike 25 minutos à frente de Ryan Bolton e venceu a prova. Larsen foi atleta profissional de Mountain Bike e migrou para o triathlon nesta época, fazendo história e quebrando recordes das etapas de ciclismo por onde passava. Ele faleceu em 2009 vítima de ataque cardíaco.

Na maratona, Russell saiu para correr bem travado, dando a impressão que pagaria pelo esforço, entretanto, depois de alguns quilômetros, o ritmo foi entrando e ele fechou a maratona em 2h58min56s, vencendo o evento em 8h27min57s. O vice-campeão foi o australiano Joe Gambles (8h33min26s), e o 3º colocado o alemão Marc Duelsen (8h37min01s). Igor Amorelli, terceiro a entregar a bike depois dos 180km, saiu para correr na 4ª posição mas sentiu o ritmo já nos primeiros quilômetros da difícil e montanhosa maratona de Lake Placid. Perdendo posições, ele abandonou a prova por volta do km 21. O mineiro Thiago Vinhal abandonou a prova no km 72 do ciclismo.

Nossos brazucas terão somente até o dia 18 de agosto para competir em algum Ironman classificatório, data limite classificatória para o mundial de Kona. Eles ainda não confirmaram presença em nenhuma prova. Vamos aguardar.

Redação

redacao@golonger.com.br