A rotina alimentar de Yago Alves

O que o jovem triatleta profissional Yago Alves come antes, durante e depois dos treinos

Nascido em 1998, Yago Alves é um dos mais promissores triatletas brasileiros e, este mês, voltou de um training camp em Rio Maior, Portugal, onde fechou com a participação na 2020 Alhandra ETU Triathlon Mediterranean Championships, finalizando com a 21ª colocação.

Acompanhe a rotina alimentar do que ele considera um dia normal de treinos:

“Segunda-feira costuma ser um dia onde faço as três modalidades do triathlon, mais a musculação. Meu café da manhã é geralmente o mesmo todos os dias: Chá preto, Tapioca ou duas fatias de pão integral com frango desfiado, 2 bananas com pasta de amendoim e aveia e 1 ovo cozido”, releva ele.

Durante o treino de ciclismo Yago leva Gel, paçoca, banana e barrinhas de cereal, alternando entre eles. Come algo a cada 30min. Para beber, uma garrafinha com água e uma com isotônico.

Corrida só ingere gel em treinos acima de 1 hora (ou na pista, terça-feira: 1 antes e 1 durante os tiros).

Logo após os treinos, uma dose de whey + tapioca ou duas fatias de pão integral com 3 ovos mexidos.

“No almoço geralmente meio prato com salada e outra metade com legumes, arroz ou macarrão ou batata…, 2 ou 3 pedaços de carne. Não gosto de comer feijão antes de treino de natação, mas quando nado de manhã como”, conta Yago.

Antes da natação (às 15h): ainda com3 1 ou 2 bananas com aveia e 1 paçoca.

Logo após a natação e antes da musculação, toma uma dose de whey e 40 gramas de amendoim torrado com sal.

“Depois, geralmente, já é hora da janta, perto das 19h – parecido com o almoço, mas tento sempre trocar o carboidrato e a proteína – se comi macarrão e frango no almoço, por exemplo, como arroz e carne. As vezes ainda rola um iogurte com cacau ou um açaí antes de dormir.

Sempre há excessões durante a semana: muitas vezes, às quintas-feiras, por exemplo, fazemos um simulado – Natação, ciclismo e corrida; começamos por volta das 11h30 e treinamos até às 17horas. Antes de algum treino forte gosto de tomar 1 energético ou 1 cápsula de cafeína e sempre tento não mudar muito a minha alimentação antes de competições”, finaliza Yago Alves.

Redação

press@trisportmagazine.com