A rotina alimentar de Miguel Hidalgo

Como é a alimentação antes, durante e depois dos treinos, do triatleta profissional Miguel Hidalgo

O jovem Miguel Hidalgo, de 20 anos, não é mais uma promessa, mas uma realidade do triathlon nacional, tanto que já integra a Seleção Brasileira de Triathlon que, no momento, faz um training camp em Rio Maior, Portugal.

Abaixo, conheça a rotina alimentar do triatleta que tem a mesma nutricionista desde que era criança e praticava natação, Aline Arouca. Além dela, o nutrólogo Sergio Falcão também integra seu time multidisciplinar.

Café da manhã
“Faço todos os dias um bolinho no microondas ou frigideira com dois ovos, 50g de aveia, 30g de farinha de amêndoas, 30g de açúcar de coco, MCT, canela e gengibre. Também como uma fruta com índice glicêmico baixo. Índice glicêmico alto, nessa refeição, não me cai bem porque a insulina sobe a acabo ‘queimando’ o glicogênio das refeições da noite anterior. É uma característica minha, então depois de muito tempo observando e testando, isso é o que deu mais certo.

Geralmente faço dois treinos de manhã, a natação + pedal ou corrida. E a cada 50min a 1h de treino tomo uma garrafinha de 750ml com 45g de mel, 10g de pó de beterraba e uma pitada de sal. Se for um pedal de mais de 2h eu como 1/4 da mesma receita do café da manhã a cada 50min.

Alimentação pós-primeiro treino
“Quando acabo o segundo treino da manhã, almoço logo em seguida ou tomo um suplemento pós-treino com proteína da carne (não tomo whey porque tenho intolerância a lactose).”

Almoço
“De carboidrato eu como arroz, batata doce, mandioca ou batata. Carne eu vario bastante entre vermelha, frango e peixe, mas nunca deixo faltar alimentos verde escuro pra não ter deficiência de ferro. Não tenho medida, quanto mais eu treino de manhã, mais eu como no almoço. Acredito que o melhor jeito de recuperar dos treinos é não deixar o corpo em déficit calórico. A partir do almoço eu começo a colocar alimentos com índice glicêmico mais altos porque já usei o glicogênio acumulado nos treinos da manhã.”

Alimentação pré-treino 2
Crepioca e alguma fruta.

Alimentação e hidratação durante o treino 2
“Sempre a mesma receita na garrafinha porque até o momento não consegui me adaptar com nenhum carboidrato em pó.”

Alimentação pós-primeiro 2
Suplemento de proteína da carne, crepioca, frutas de índice glicêmico alto.



Jantar
O mesmo do almoço. 

Sobremesa
Fruta ou algum doce sem lactose.



Lanche noturno
Geralmente ovos cozidos.

Os suplementos que Miguel toma, são: Creatina, glutamina, ferro, ômega 3 e probióticos.

“Tenho uma nutricionista desde criança, a Aline Arouca e um nutrólogo, o Sergio Falcão, mas também sou muito autodidata. Sempre observo os alimentos que me fazem mal e excluo da minha ‘dieta’. Mas sempre tento comer a quantidade de calorias que gasto. Se estivesse buscando perder peso eu não faria isso, mas pra mim é mais vantajoso treinar com qualidade todos os dias do que não comer direito pra ficar 1 ou 2 kg mais leve.”

Redação

press@trisportmagazine.com