A importância da mobilidade para os nadadores

Melhore sua mobilidade com os exercícios a seguir

A menos que você seja um herdeiro de uma quantia significativa ou viva de renda, provavelmente você precisa trabalhar para viver. A maioria dos trabalhos modernos de escritório exigem que você fique sentado na mesma posição por horas, o que é ótimo para concentração e ser produtivo, mas péssimo para evoluir nos seus treinos de natação.

Ficar na mesma posição por um longo período, faz com que os músculos encurtem e percam sua capacidade de alongamento. Se um músculo estiver tenso, ele pode mudar a posição e o movimento de articulações que ele cruza. Ao passar a maior parte do dia sentado em frente a um computador, há uma tendência natural de inclinar-se para frente, o que faz com que os músculos ao redor do quadril, ombros e coluna torácica se encurtem levando à diminuição da mobilidade articular.

Mobilidade articular é a capacidade de uma articulação se mover ativamente em toda sua amplitude de movimento. A natação requer uma quantidade considerável de mobilidade. A maior parte do trabalho para se mover na água vem das articulações dos ombros, coluna torácica, quadril e tornozelo. Caso estas articulações estejam com restrição de movimento, podem levar a padrões de movimentos errados, o que eleva as chances de lesão, aumenta o arrasto na água e desperdício de energia.
Veja a seguir como a mobilidade influência nas principais articulações utilizadas durante o nado:

OMBRO E ESCAPULA
Torna a elevação de cotovelo na fase de recuperação mais aerodinâmica, contribuindo significativamente para um bom rolamento de tronco. Melhora a aplicação de força propulsiva durante maior tempo. Com a melhora biomecânica do nado e menos desperdício de energia, há um aumento da velocidade.

COLUNA TORÁCICA
Boa mobilidade torácica deixa mais eficiente a rotação de tronco, o braço consegue chegar mais a frente e melhor será a amplitude da braçada.

QUADRIL
O batimento das pernas se origina no quadril. A articulação do quadril livre de restrições de movimento, aliado à boa técnica, pode fazer com que o batimento de perna seja responsável em até 20% pela propulsão e 80 a 85% pela estabilidade do nado.

TORNOZELO
Segundo estudos, uma boa mobilidade no tornozelo pode ser mais importante para a propulsão do que a própria força muscular. Um bom chute ajuda a levantar a pernada facilitando uma posição mais aerodinâmica do corpo dentro d’água.
Agora você já entendeu a importância da mobilidade para quem pratica natação, você pensa: Como e quando fazer?

Os exercícios de mobilidade por serem de baixa intensidade, podem ser usados como aquecimento específico antes do treino de natação ou podem ser realizados diariamente para garantir o comprimento muscular e movimento articular ideal.

Nos vídeos a seguir, você verá respectivamente mobilidade de escapula, ombro, coluna torácica, quadril e tornozelo.

Faça 3 series de 10/12 repetições e já verá a diferença nos seus treinos em pouco tempo!

Bons treinos!

Fabíola Vieira
Fisioterapeuta e triatleta amadora
@fabiolabvieira

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br