A história do Ironman do Havaí e seus resultados

Confira todos os resultados do emblemático Mundial de Ironman, desde 1978, no Havaí

De 1978 a 1980, o Ironman foi realizado na ilha de Oahu e combinou o percurso de três eventos já existentes na ilha: Waikiki Rough Water Swim, natação nas águas cristalinas de Waikiki (2,4 mi./3,86 km), Around the Island – A volta de ciclismo de Oahu (115 mi./185,07 km) e a tradicional Maratona de Honolulu, em seus tradicionais 42,195 km. Essa prova teve mais 3 milhas de ciclismo para chegar na transição para a corrida a pé.

Em 1981, o evento foi transferido para a menos urbanizada ilha de Big Island, mais conhecida como Kona, mantendo as distâncias iguais: a natação em águas abertas de 2,4 milhas (3,86 km) na Baía de Kailua-Kona, um percurso de ciclismo de 112 milhas (180,25 km), indo e voltando até a pequena cidade de Hāwī, através do deserto de lava havaiano, e uma maratona (26 milhas/42,195 km) começando na costa de Big Island de Keauhou, indo até o famoso Energy Lab e terminando na Ali'i Drive, rua principal da cidade de Kailua-Kona, próximo ao Hotel King kamehameha.

Esse percurso teve a maratona alterada durante o tempo, assim como sua transição. No ano de 2000 a transição da corrida saiu de Keauhou e veio para o Pier de Kona, mudando assim a direção da maratona. Hoje todos os corredores saem do Pier e correm pela Alii drive em direção a Keauhou, retornando a cidade de Kailua-Kona, seguindo para o Energy Lab, retornando ao Pier para a mítica chegada.

Desde 1982, o triathlon tem sido realizado no outono, ao invés da primavera como nos eventos originais, tendo o mais recente Campeonato Mundial de Ironman ocorrido em 12 de outubro de 2019.

A classificação do Campeonato Mundial é alcançada através das colocações e vagas em outros eventos de Ironman e Ironman 70.3 pelo mundo. Devido ao COVID-19, o campeonato de 2020 foi cancelado e o de 2021 foi adiado para Maio de 2022, em St. George, Utah, nos Estados Unidos. Será a primeira vez em 44 anos que o mundial saira das Ilha Havaiana. Em outubro de 2022, o Ironman volta ao seu berço, com sua edição de 2022 em Kailua-Kona.

Em termos de recorde, o alemão Jan Frodeno (foto abaixo) estabeleceu a melhor marca masculina ao vencer o evento, em 2019, com o tempo de 7 horas 51 minutos e 13 segundos. Já entre as mulheres, a suiça Daniela Ryf (foto abaixo) dona do recorde com o tempo de 8h 26 min 18 seg, estabelecido em 2018.

A atleta americana Julie Moss marcou o esporte no ano de 1982 com o “The Crawl”. Mesmo sem levar a maratona a sério, não tendo feito nenhum treinamento especial, Moss liderou boa parte das provas. No entanto, pouco antes da linha de chegada, a americana ficou gravemente desidratada. Cambaleante, rastejou até o final do percurso e terminou ultrapassada por Kathleen McCartney na reta final. Sua luta para finalizar o Ironman foi transmitida ao redor do mundo e inspirou muitos outros a competir em eventos do Ironman.

Instituída em 1997, a categoria para deficientes físicos exige que seus atletas cumpram os mesmos tempos de corte que os competidores sem deficiência. O australiano John Maclean foi o primeiro atleta com deficiência física a concluir o evento sob o tempo limite.

Confira abaixo todos os vencedores do Ironman do Havaí, desde 1978:

[table id=403 /]

[table id=404 /]

Redação

redacao@golonger.com.br