A BATALHA DE ST. GEORGE

Prova masculina teve disputa épica, Daniela Ryf domina entre as mulheres. Resultados e parciais

O meio Ironman de Utah realizado neste último sábado, proporcionou uma disputa sensacional na prova masculina digna do palco onde será o mundial da modalidade, em setembro deste ano. No feminino a suíça Daniela Ryf dominou a prova com uma boa natação após 1900m, apenas 1 minuto atrás das líder Haley Chura.

Em um ritmo incrível, sua potência esmagava os pedais e a concorrência, assumindo a liderança logo no início da bike.

No final dos 90km, ela já tinha quase 6min de vantagem para a inglesa Emma Pallant. Mais atrás chegavam na transição para a corrida, na ordem, a super corredora sul-africana Jimmie Metzler, Paula Findlay a campeã do Challenge Daytona, e a campeã mundial de IM70.3, a inglesa Holly Lawrance. Todas sofriam com o duro percurso de Utah.

Durante os 21km finais, Daniela administrou e sofreu, para segurar Metzler que chegou a diminuir a diferença para 3’30 no km 12. Com toda sua experiência e qualidade, Ryf reagiu, colocou um ritmo mais forte, contrapondo as passadas voadoras de Metzler, garantindo a vitória sobre a sul-africana e Pallant, a terceira colocada em St. George.

Pâmella
A brasileira Pâmella Oliveira após uma boa natação, em um dia ruim, sentiu muito o ritmo da altimetria de Utah e foi caindo aos poucos. Guerreira e com muitas dores, ela seguiu com um pé na frente do outro, após o ciclismo, tentando entender o que acontecia. A nossa representante na elite acabou abandonando e agora volta sua atenção para recuperação de olho no Ironman Tusa, que acontece no final de Maio.

Batalha
Mas a grande disputa foi mesmo entre os homens. Após 1900m liderados pelo alemão Michael Raelert, os grandes protagonistas, o canadense Lionel Sanders e o jovem americano Sam Long, socavam a “bota” nas grandes subidas e longas descidas do deserto de Utah, ganhando posições, enquanto o dinamarquês Magnus Ditlev e o americano Rudy Von Berg revezavam-se na liderança após uma boa natação no grupo líder.

No final do ciclismo Ditlev foi o primeiro na transição para a corrida, com Von Berg menos de 1min atrás seguido dos power bikers Sanders, Long e cia.

Na dura corrida, em seus longos sobes e desces, Ditlev sustentou bem a liderança, Rudy não conseguia se aproximar, enquanto Sanders e Long diminuíam a diferença.

Os últimos quilômetros foram de cinema, inicialmente, com 4 atletas juntos (Sam Long, Daniel Baekkegard, Lionel Sanders e Magnus Ditlev), puxando um ritmo alucinante, um tentando quebrar o outro. Sanders, mais uma vez mostrou sua força física e mental, com suas passadas curtas e rápidas, ele trincava os dentes mostrando sua vontade.

Nos últimos 2km, Sam Long e Sanders vinham juntos. O gigante de pernas grandes e largas, Sam Long, e o também gigante de pernas curtas e rápidas, Lionel Sanders. No último posto de hidratação Sanders esprintou e abriu pouco, mas o suficiente para vencer. Parece que a experiência ajudou mais uma vez. Com apenas 6 segundos de diferença, San Long cruzou em segundo, com os dois atletas desmantelados no chão, após tanto esforço. Magnus Ditlev foi o terceiro colocado completando o pódio, com Baekkegard desclassificado por uma violação na bike. O brasileiro André Lopes foi o o 24º colocado.

St. George sediará o mundial de IM 70.3 em setembro, podemos esperar por ainda uma batalha mais forte com a presença de Sebastian Kienle e Jan Frodeno, entre outros.

[table id=355 /]

Redação

redacao@golonger.com.br