5 passos para ajudar a melhorar sua corrida no triathlon

Correr uma prova de 5 ou 10km e correr após pedalar 90 ou 180km são coisas completamente diferentes

Por Rodrigo Tosta

Muitos atletas acreditam que para melhorar a corrida após o ciclismo é necessário correr mais. Às vezes funciona, mas muitas vezes não!

Já vimos atletas contratando técnicos de corrida para ensinar-lhes educativos e treinos específicos, mas ainda continuaram com dificuldades ao descerem da bike nas provas.

Correr uma prova de 5 ou 10km e correr após pedalar 90 ou 180km são coisas completamente diferentes! Aqui vão cinco passos para definitivamente te ajudar a melhorar sua corrida no triathlon:

1) Não corra com o terço anterior dos pés
Essa técnica, muito utilizada por corredores de pista ou de provas curtas, não é sustentável para a maioria dos triatletas, especialmente para provas de Ironman. Esse estilo de corrida sobrecarrega muito as panturrilhas e quando você está cansado, não faz sentido enfatizar o uso de grupos musculares menores, portanto procure tocar o solo primeiramente com o calcanhar.

2) Aumente sua frequência de passadas
Já falamos isso em outro texto, mas vale reforçar que uma passada longa, principalmente na segunda metade da etapa de corrida, tira muita energia sua. Foque em 90 passos por perna por minuto para minimizar o esforço que você precisa fazer a cada passo.

3) Melhore sua eficiência
Técnica só é válida se for sustentável sob fadiga. Se notar os melhores corredores do triathlon, verá que no final da corrida, mesmo cansados, eles parecem que estão bem, pois têm uma corrida eficiente. Mantenha seu corpo ereto, sem incliná-lo para frente, reduza a oscilação vertical, evite girar o tronco de um lado para o outro enquanto movimenta os braços e não eleve as pernas para trás a cada passo. Corrida de longa distância é uma questão de distribuição de peso e gerenciamento de energia.

4) Corra na esteira
Esse equipamento é um valioso aliado no aumento da frequência de passadas, diminui a carga aeróbia para uma mesma velocidade se comparada ao ambiente outdoor e ainda reduz o impacto, o que acelera seu processo de recuperação para o treino seguinte.

5) Fique mais forte na bike
Se você melhorar o seu ciclismo, vai poder manter a mesma velocidade atual gastando menos energia, saindo para correr em melhores condições.

Rodrigo Tosta é técnico e diretor da RT Performance. @rt.performance e @rodrigotosta

Redação

press@trisportmagazine.com