5 dicas para saber a hora de “aposentar” seu tênis de corrida

O que determina a vida útil do calçado são a tecnologia nele empregada e os materiais que foram utilizados em sua fabricação

Por Rodrigo Tosta

É difícil aposentar aquele par de tênis confortável e que acomoda bem os seus pés. Mas você sabia que este apego pode prejudicar sua saúde e performance?

O que determina a vida útil do calçado são a tecnologia nele empregada e os materiais que foram utilizados em sua fabricação. Assim, podemos dizer que quanto mais simples o sistema de amortecimento e os materiais do solado, menor é a durabilidade do produto.

Aqui vão cinco dicas para você identificar a hora certa de trocar o “pisante”:

1ª dica: Dores nas pernas
Se você começar a sentir dores nos joelhos, quadril ou na parte inferior das pernas, quer dizer que seus tênis já não garantem o suporte necessário aos seus pés.

2ª dica: Sola desgastada
Se as solas já estiverem muito desgastadas, é porque está na hora de trocar de tênis. Afinal de contas, você não quer escorregar e nem se machucar quando estiver andando ou correndo por aí. Os solados são responsáveis pela aderência do calçado.

3ª dica: Acúmulo de muitos km
Existe um mito entre os corredores que um tênis de corrida dura cerca de 500 km. Ok, essa é uma quilometragem para levar em conta. Mas não se prenda só a ela; observe também outros fatores. E seus tênis terão uma vida mais longa se você alternar diferentes pares.

4ª dica: Teste da torção
Segure um tênis pelas duas extremidades e gire-as em sentidos opostos. Sentiu uma resistência? Então beleza. Mas se o calçado girar ao menor esforço, talvez esteja na hora de comprar um par novo.

5ª dica: Garanta que ambos os tênis sejam simétricos É normal a diferença de pisada entre os pés direito e esquerdo. Mas, se um deles tiver desgastes em só um dos calcanhares, evite usar esse par. O mesmo vale se você notar que, numa superfície plana, os tênis não ficam retos.

Rodrigo Tosta é Diretor e Técnico da RT Performance. @rt.performance @rodrigotosta

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com