5 dicas para escolher sua prova-alvo

O que deve levar em conta antes de decidir que prova vai se inscrever

Por Sergio Borges

Uma das perguntas que recebo com frequência de meus atletas é: “Que Ironman devo fazer?” Então decidi dar uma orientação rápida para facilitar sua decisão.

1 – A primeira coisa a considerar ao escolher uma prova é: Quanto tempo você necessita para estar pronto (de maneira saudável) para a sua prova? Significado… quanto tempo você realmente precisa treinar para se preparar. Isso lhe dará a primeira ideia de um período de tempo e das provas disponíveis durante esse período.

2 – O segundo fator de decisão mais importante é: Quando você pode obter um bloco de 10 a 20 semanas de treinamento consistente. Mais importante para Ironman do que uma prova de 70.3, mas a idéia ainda é a mesma. Vejo atletas decidindo uma prova apenas para perceber mais tarde que é a época mais ocupada no trabalho, ou atividades de verão para crianças, difíceis de tirar férias etc.

3 – Logística e custo – Isso também é muito importante, pois envolve a capacidade de viajar e os custos envolvidos. Então pense: Você está levando sua família? Se sim, todos eles podem ir ao mesmo tempo? Será outro elemento estressor para sua prova e treinamento? Quanto vai custar? É um local fácil de chegar É uma prova internacional? etc.

4 – Aprovação e apoio da família – Isso pode ser a primeira coisa a considerar, porque sem a aprovação e o apoio da família, é realmente difícil treinar para uma prova de longa distância, mantendo uma vida equilibrada. Portanto, consulte sua família primeiro, verifique se ela está de acordo com sua ideia e seus desafios e não os poupe de detalhes como horas totais de treinamento, comprometimento com treinamento, investimentos necessários (como treinamento, equipamento, massagem etc.)

5 – Percurso que combina com você – Este é o último, mas também muito importante, fator a ser considerado. Se você não é um ótimo nadador, por exemplo, pode querer procurar provas que permitam roupa de neoprene. Se você é um atleta maior, mais pesado e / ou mais musculoso, um percurso montanhoso não será a seu favor, procure percursos “rolantes” ou planos. Se você tiver problemas para se adaptar ao calor, uma prova em Cozumel, na Ásia, no Havaí ou em qualquer outro local quente, pode não ser o ideal para você também.

Há mais fatores a serem considerados ao escolher sua próxima prova, como chances de se classificar para o Mundial de IM 70.3 ou Kona, mas estes cinco são um bom começo para ajudá-lo a se inscrever para suas provas em 2020!

Tenha uma ótima semana, mantenha-se saudável e treine de forma consistente!

Sergio Borges é técnico de triathlon da SBX Training e tem mais de 25 anos de experiência no esporte. @sbxtraining

Redação

press@trisportmagazine.com