Sesc Triathlon: Yuri Vinuto e Fernanda Garcia vencem a 5ª etapa!

Realizada na Ilha do Mosqueiro, no estado do Pará, competição reuniu 600 atletas profissionais e amadores

Belém, agosto de 2015 – Com recorde de inscritos na história da competição no Pará, a quinta etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional foi realizada neste domingo, 16 de agosto, na Ilha do Mosqueiro. Considerada uma das provas mais difíceis devido ao forte calor, típico da região Norte do País, os vencedores Yuri Vinuto e Fernanda Garcia, das categorias elite masculino e feminino, completaram a prova com o tempo de 1h53min e 2h18min42seg, respectivamente. Promovido pelo Sesc há 11 anos, o Circuito se consolidou como referência no triathlon brasileiro. “São oito etapas durante o ano, de Norte ao Sul do País. O recorde de inscrições mostra que a nossa atuação no Pará foi também reconhecida pela qualidade da competição”, destaca Regina Plepis, coordenadora nacional do Circuito.

Para as categorias mountain bike, comerciário, amadores por faixas etárias e PCD (Pessoas Com Deficiência), a distância foi de 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e mais 5 quilômetros de corrida. Já para as categorias elite e amador olímpico, a distância foi de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e mais 10 quilômetros de corrida. Com objetivo de democratizar o acesso ao esporte, o Sesc rompe barreiras. A novidade deste ano foi a participação de atletas cadeirantes no revezamento.

Outro destaque foi a participação de crianças e adolescentes, integrantes do Projeto Sesc Triathlon+, um programa de iniciação ao esporte, que visa complementar os efeitos positivos que o Sesc Triathlon gera nas comunidades onde é realizado. O objetivo é permitir que jovens de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo. No Pará, 40 crianças são atendidas, com aulas regulares de iniciação ao esporte.

Terceiro lugar na etapa de Manaus, o cearense Yuri Vinuto tem 23 anos. Para faturar a primeira colocação em Belém, apenas um mês depois, o atleta focou em treinos de corrida e deixou para trás atletas de alto rendimento como Wesley Matos e Antônio Marcos Silva. “Consegui segurar bem o tempo na natação e na bicicleta. O desafio era ganhar resistência para superar os desafios que enfrentei em Manaus. Estou muito feliz por ter conseguido. Com certeza foi um dos meus melhores resultados”, disse.

A corrida também foi prova de resistência para a vencedora Fernanda Garcia, 32 anos, natural de São Paulo. Até a última volta, a liderança era de Carolina Galvão. Garcia começou a prova com três minutos de atraso em relação às demais participantes. Ultrapassando atletas de destaque como Carol Furriela, Fernanda Garcia garantiu a primeira colocação em um verdadeiro teste de paciência e perseverança. “No triathlon, a corrida é fator decisivo. Você pode fazer um bom percurso, mas se não tiver resistência até o último segundo, pode perder. Eu aproveitei a oportunidade na reta final, dando o máximo de mim e consegui”, comemora.

Além dos vencedores, conquistaram o pódio masculino Rafael Bezerra da Fonseca, em segundo, com o tempo de 1h54min14seg e Luiz Francisco Ferreira, com 1h54min28seg. No feminino, o segundo lugar ficou com Carol Galvão, completando no tempo de 2h19min11seg e o terceiro, Bruna Mahn, concluindo a prova em 2h19min37seg.

Em setembro, o Sesc Triathlon Circuito Nacional desembarca em Salvador-BA. Depois, segue para Fortaleza-CE e Tramandaí-RS. Antes de Belém-PA, o Circuito esteve em Manaus-AM, Brasília-DF, Palmas-TO e Caiobá-PR.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br