XTERRA Ilhabela: Terreno liso e escorregadio traz ainda mais emoção às disputas!

Felipe Moletta, campeão do Triathlon no XTERRA Ilhabela - Foto: Thiago Diz

O circuito XTERRA 2015 retornou para Ilhabela, neste sábado e domingo, 29 e 30 de agosto, com distâncias reduzidas no triathlon e reuniu um grande número de estreantes. A chuva forte que caiu na quinta-feira deixou o percurso mais complicado com o terreno mais liso e escorregadio para os triatletas.  No domingo o dia amanheceu com bastante sol e a temperatura foi esquentando com o passar do tempo.

Com maré baixa a natação exigiu mais força dos atletas que tiveram que nadar com muitos bancos de areia para atrapalhar. O primeiro a sair da água no profissional foi o mineiro Hugo Amaral, que perdeu a liderança na bike. Rodrigo Altafini e Diogo Malagon vinham logo atrás na disputa do pódio.

Felipe Moletta superou as dificuldades do percurso totalmente novo e mesmo tendo torcido o pé no 2,5km do trecho da corrida conseguiu vencer e terminou com o tempo de 1h31min08seg os 750m natação + 17,5km MTB + 5,4k trail run.

“O espírito XTERRA é isso ai, superação, determinação, eu viajei de Curitiba até aqui e não passou pela minha cabeça não terminar. Viria me arrastando, mas queria chegar”, conta Moletta.

Entre as mulheres a supremacia de Sabrina Gobbo continua e a sétima vitoria consecutiva da atleta paulista veio com mais de sete minutos de diferença para o segundo lugar que ficou com Laura Mira Dias.

“Essa prova é a melhor e apesar do percurso menor manteve muitas das partes da bike e da corrida que eu mais gosto. Consegui fazer a prova do jeito que eu gosto, me sentindo bem. Fiquei feliz”, conta Sabrina Gobbo.

Sabrina Gobbo, campeã do short triathlon XTERRA Ilhabela - Foto: Thiago Diz

Sabrina Gobbo, campeã do short triathlon XTERRA Ilhabela – Foto: Thiago Diz

A sétima etapa do principal circuito de esportes cross country do Brasil também contou com as provas de Trail Run 21km e 8km, e o tradicional Endurance 50km, com ponto válido para a UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc, conhecida como a Copa do Mundo das corridas de montanha) .

Campeão do ranking 2014 do Endurance 80k, Iazaldir Feitoza, um dos maiores corredores de montanha do Brasil, fez sua primeira prova no XTERRA em 2015 e liderou a corrida realizada no sábado encoberto desde o início. O outro favorito, Marcio Souza ficou em terceiro atrás de Bruno Joaquim.

Campeão do ranking 2014 do Endurance 80k, Iazaldir Feitoza fez sua primeira prova no XTERRA em 2015 - Foto: Thiago Diz

Campeão do ranking 2014 do Endurance 80k, Iazaldir Feitoza fez sua primeira prova no XTERRA em 2015 – Foto: Thiago Diz

“Tomei a iniciativa em alguns momentos, em outros momentos tem que ouvir o corpo e dar uma segurada. Quando tive que apertar o passo nos últimos dez quilômetros voei ladeira abaixo e desci forte. A largada de manhã é muito melhor com mais torcida da população e apesar de já ter feito muitas corridas em Ilhabela hoje estava mais que especial o calor da torcida. A cidade parou para a prova. Foi muito bom, mais uma conquista”, comentou Iazaldir Feitoza.

 Na Trial Run 21km o local de Ilhabela Adaílton dos Santos, venceu a prova e muito emocionado chegou para receber a faixa de campeão beijando a aliança de casamento. Sua esposa está grávida do primeiro filho e a comemoração pelo lugar mais alto do pódio foi dupla.

“Esse vai ser meu primeiro filho e a vitória eu dedico a ele e minha esposa. Ganhar em casa tem sabor especial e com meu filho e minha esposa me esperando foi ainda melhor” comentou Adaílton.  

Mirlene (Mika) Picin, atleta da seleção brasileira de ski cross country e biathlon foi a melhor mulher na Trail Run 21km  com o tempo de 2h02min18seg.

A corrida mais democrática do circuito, a Trail Run 8km, reuniu mais de 800 atletas para fazer o novo percurso entre as matas e trilhas da ilha do litoral paulista. Os vencedores foram João Alves de Araújo em 38min00seg e Andreia Sekine Miranda em 47min50seg.

O circuito do XTERRA ainda vai passar esse ano por Juiz de Fora (MG), Tiradentes (MG), Fernando de Noronha (PE) e Natal (RN).

Mais informações e resultados : www.xterrabrasil.com.br

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet