XTERRA Cerrado: A análise do percurso feita por um especialista

Por Cid Barbosa

No próximo sábado, dia 11 de julho acontecerá o triathlon do XTERRA Cerrado. Vai fazer a prova? Então confira as dicas do treinador Cid Barbosa, elaboradas a partir de uma clínica que ele ministrou para alunos assessoria esportiva Top Sport, de Brasília.

A NATAÇÃO
Será no lago. Geralmente a temperatura pela manhã está baixa, entre 10 e 14ºC, portanto será liberado o uso de wetsuits. A largada será num deck, com o percurso de 1.000 metros de natação (pelo que soube)

A BIKE
Serão 27 KM, com o início na beira do lago, subindo um trecho de asfalto e depois um de grama até entrar em single track. Existirão vários trechos de single track, por isso, quem sair na frente na natação levará vantagem na bike por pegar menos tráfego. Esta primeira parte é feita do lado direito da largada, num trecho de 7km e, como todo o percurso, com altimetria baixa.
Depois atravessa um asfalto e vai para o lado esquerdo da largada, onde serão feitas três voltas de 6,5km. Neste trecho a maior parte é também de single, com poucos lugares para ultrapassar e certamente ficará congestionado. Nesta parte, em alguns locais, será necessário empurrar a bike.

A CORRIDA
Vão ser 7,3km que terão o início igual ao da bike, com 2km até chegar ao mesmo single, sendo assim, o lado direito da largada que foi o primeiro trecho da bike será o da corrida.

PONTO DE VISTA
Será uma prova rápida, acho que beneficiando os atletas que nadam melhor, porque a ultrapassagem é muito difícil e o trecho de bike muito travado. É uma prova fácil porque a altimetria é muito baixa, assim não dá tempo para quem nadar mal se recuperar, pelo fato de ser uma prova rápida e sem subidas fortes. 

DE OLHO NO PISO
Por causa das curvas rápidas e chão de cascalho, aconselho um pneu com mais grip na lateral para a roda da frente, objetivando ter mais aderência nas curvas. Pelo percurso da corrida ser o mesmo da bike, bom seria também um tênis com mais tração para não ficar “patinando” ao correr.

Cid Barbosa 
Atleta Profissional e Técnico Multisports
cfbarbosa15@hotmail.com

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br