Unlimited Sports lança circuito Triday Series com 6 etapas em 2017!

Competição terá seis etapas entre abril e dezembro de 2017 e quer aumentar a base de praticantes para buscar novos talentos para o esporte

São Paulo (SP) – A Unlimited Sports tem uma vasta experiência organizando as provas do IRONMAN Brasil e anunciou na manhã desta quinta-feira (15) sua mais recente novidade para o mercado esportivo. A partir de 2017, a empresa realizará um circuito de triathlon nas distâncias sprint e olímpica. É o TRIDAY Series, com seis etapas no estado de São Paulo, entre abril e dezembro: Riacho Grande, que receberá a disputa inaugural, São Carlos (Damha) e Capital Paulista (na USP – Universidade de São Paulo) sediarão duas provas cada.

“O TRIDAY nasce com o objetivo de tornar-se um circuito diferenciado, principalmente no quesito técnico. Os locais escolhidos apresentam condições favoráveis para a prática do triathlon, desde percursos seguros, até diferenciais que incrementem a experiência do atleta. A ideia é expandir para diferentes regiões, pensando sempre em oferecer qualidade técnica e um calendário mais flexível, que contribua para o desenvolvimento individual dos competidores, sejam eles amadores ou profissionais”, contou Carlos Galvão, diretor da Unlimited Sports e que organiza o IRONMAN Brasil há 16 anos, no evento realizado na sede da empresa no Morumbi.

O projeto está sendo trabalhado para ser o mais forte do triathlon olímpico e sprint no Brasil. “Naturalmente, faz parte do nosso planejamento que ele cresça como circuito. Em 2017 daremos o pontapé inicial e, a partir daí, estaremos atentos aos ajustes e melhorias necessárias para que se expanda nacionalmente de forma robusta”, explicou Galvão.

Como o circuito tem as provas de entrada do esporte, o objetivo é favorecer o crescimento do número de praticantes no País. O TRIDAY oferece também a opção de revezamento para que novos atletas se sintam mais confortáveis em iniciar na modalidade. Nesta opção, é possível se formar equipes (duplas ou trios) nas quais cada atleta realiza um modalidade. O evento também promete ser um catalizador de novos talentos. Com a inclusão das categorias 14-15 anos, 16-17 anos na modalidade Sprint, o Circuito pretende ser palco para futuros campões. Dessa forma, Galvão espera colaborar para o surgimento de novos nomes que possam representam bem o Brasil nas próximas Olimpíadas, como Tóquio 2020.

“O Brasil tem um potencial humano muito grande e acreditamos que é possível sim trabalhar nomes para nos representar com destaque já em Tóquio. Nosso foco, por enquanto, não é encontrar estes atletas, que podem, inclusive, já estar por perto, mas sim oferecer a ferramenta e o ambiente de desenvolvimento deles, um primeiro passo. É importante que o país crie condições para que tenham contato mais próximo e mais frequente com o esporte. Nesse ponto que pretendemos contribuir”, comentou o diretor da Unlimited Sports.

Presenças ilustres – O lançamento do TRIDAY contou com a presença de potenciais patrocinadores, representantes das principais assessorias esportivas, atletas amadores e alguns ícones do triathlon como Fernanda Keller, uma das pioneiras do esporte, e Igor Amorelli, maior representante do Brasil no IRONMAN na atualidade.

Fernanda comemorou a chegada do novo circuito. “Todo mundo que faz atividades físicas em torno de uma hora por dia consegue completar uma prova do TRIDAY Series, como a distância Sprint por exemplo. Para os atletas profissionais é legal porque você consegue se manter em ritmo de prova. Sempre fiz provas curtas, mesmo tendo o IRONMAN como objetivo principal. Para as pessoas que querem ser triatletas de longa distâncias e ainda não estão preparadas não existe uma oportunidade melhor. A Unlimited tem tradição na organização do IRONMAN e deverá repetir a boa qualidade no TRIDAY Series. É um circuito muito importante para levantar o triathlon no Brasil e para que tenhamos mais eventos e um número maior de praticantes,” ressaltou Fernanda, pentacampeã do IRONMAN Brasil e seis vezes medalha de bronze no mundial do IRONMAN no Havaí.

Já Igor Amorelli, que está terminando sua preparação disputar o Mundial do IRONMAN no Havaí, dia 8 de outubro, concordou com Fernanda. “Quando recebi a notícia do lançamento do TRIDAY Series eu fiquei muito feliz, porque realmente estamos precisando de mais eventos da nossa modalidade no País com provas mais curtas. Tínhamos vários campeonatos nesse estilo de Sprint e Olímpico, que aos poucos foram diminuindo ou quase acabaram. O caminho certo é iniciar pelo Sprint, depois Olímpico e o meio IRONMAN e aí chegar ao IRONMAN”, explicou o campeão do IRONMAN Brasil em 2014.

Alto investimento – Com a edição inaugural do TRIDAY Series confirmada para 2017, os organizadores trabalham comercialmente para que o evento seja, no mínimo, sustentável. É uma aposta que a Unlimited Sports faz no primeiro momento, acreditando que levará consigo parceiros interessados no propósito do circuito. “Pretendemos trabalhá-lo da melhor forma possível para que adquira força suficiente e possa se expandir, assim como o IRONMAN Brasil. O investimento inicial será de R$ 300 mil por etapa, o que acreditamos ser suficiente para entregar provas de altíssima qualidade técnica e que proporcionem uma excelente experiência aos atletas”, revelou Galvão.

Expertise e Know-How – A experiência de quase duas décadas na organização do IRONMAN Brasil será levada pela organização do novo circuito, que promete revolucionar a prática do triathlon no Brasil. “Toda mudança precisa de um primeiro passo capaz de nos tirar da inércia. No caso do triathlon, acreditamos que o lançamento do TRIDAY Series seja um começo para que o calendário esportivo no País tome corpo. Com mais pessoas envolvidas neste movimento e mais provas de qualidade, ele entra na briga por um espaço com outros esportes melhor disseminados e passa a ser uma opção mais palpável entre atletas que, possivelmente, não pensariam em praticar “triathlon”, acrescentou o executivo, que fala também da maior prova de triathlon longa distância do mundo.

“O IRONMAN é uma marca com força global e esta força tem sido percebida também no Brasil. Vemos por aqui um grupo bastante fiel a esta modalidade, mas que, infelizmente, encontra poucas opções de provas olímpicas, o que prejudica inclusive na preparação. É importante que se crie uma cultura não só de treino, mas também de experiência, antes de largar em um IRONMAN. Para melhores desempenhos e, também, para a própria segurança do atleta, é importante que este se familiarize melhor com o triathlon, não só no quesito físico, mas também psicologicamente, ficando mais confiante. O TRIDAY Series pode contribuir neste sentido, além de ser uma opção para quem quer abraçar o esporte sem necessariamente encarar um desafio tão radical”.

Locais das provas – Já tradicional no triathlon brasileiro, a USP sediará a terceira e sexta (última) etapas, em 16 de julho e 3 de dezembro, respectivamente. Um dos melhores locais para a prática do triathlon no estado de São Paulo, Riacho Grande, às margens da Represa Billings, receberá a abertura, no dia 30 de abril, e a quarta etapa, em 24 de setembro, passando pela Estrada Velha de Santos. Por fim, o Parque Eco-Desportivo Damha, em São Carlos, será sede da segunda e quinta etapas, em 11 de junho e 5 de novembro, e tem a seu favor o fato de ser um espaço fechado, sem interferir no trânsito local.

O triathlon olímpico e sprint – Porta de entrada para os iniciantes, a modalidade sprint tem a metade da distância da prova olímpica, que fez sua estreia em Jogos Olímpicos em Sidney 2000. Enquanto no sprint os triatletas encaram 750 metros na natação, 20 km no ciclismo de estrada e 5 km na corrida de rua, no triathlon olímpico os atletas nada 1,5 km, pedalam por 40 km e encerram a competição correndo 10 km.

Sobre a Unlimited Sports
A Unlimited Sports é a mais nova agencia esportiva do mercado e é comandada por Carlos Galvão, que deixou a Latin Sports – empresa que fundou há 15 anos -, para seguir carreira solo. A empresa inicia, assim, suas atividades confirmando a realização do Circuito, com um total de cinco provas, e está renovando com o Movimento IRONMAN até 2020.

A Unlimited Sports chega ao mercado trazendo novos ares, porém, sem deixar de lado a experiência na realização de provas do Circuito IRONMAN. Com a transição, passam a fazer parte da Unlimited Sports alguns dos principais colaboradores envolvidos nas edições anteriores. O objetivo é que as provas continuem sendo referência em qualidade técnica, mas que a inovação seja um pilar estrutural e ofereça mais novidades aos atletas e ao mercado esportivo.

Mais informações: www.tridayseries.com.br

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br