UB515: Campeão dá as dicas para o seu melhor Ultraman

 

Está chegando a hora da quarta edição do Erdinger Alkoholfrei UB515 Ultra Triathlon, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de maio. O tricampeão do evento, Ivan Albano, não competirá este ano no desafio, mas participará na organização. Confira as dicas que o triatleta e técnico de triathlon dá sobre a única prova na distância Ultraman da América do Sul (10km de natação, 421km de ciclismo e 84.4km de corrida)

Como trabalha sua alimentação na semana pré-UB515?
Na semana que antecede o UB515 , procuro dar uma reforçada nos carboidratos principalmente nos três dias anteriores, vale lembrar que também não gosto muito de mudar minha alimentação, procuro me alimentar como sempre faço para não acontecer surpresas desagradáveis. Vejo muitas pessoas fazerem coisas mirabolantes na semana pré-prova, procuro me manter normal e fazer o que meu organismo está acostumado!

Na natação, já inicia no ritmo que pretende imprimir ao longo dos 10km, ou vai ajustando?
Na parte da natação procuro encaixar já no começo meu ritmo que treinei e pretendo fazer durante a prova, é muito importante você fazer treinos longos em ritmo pretendido. Interessante também você conversar com pessoas locais para informações de correnteza etc… O trabalho do staff da natação também é muito importante no sentido da alimentação e navegação.

 

 

Na etapa de ciclismo, como vencer a Serra do Piloto?
No UB515 o ciclismo do segundo dia é o dia mais desafiador da prova; a Serra do Piloto é cruel e ao mesmo tempo maravilhosa, ali você tem que usar todas suas forças e estar com a cabeça muito boa e positiva, nas três edições que fiz essa prova, guardo recordações de muita garra e força que deixei lá! O mais importante é cada um respeitar o seu ritmo, colocar em prática o que treinou e não fazer loucura ali pois o preço pode ser alto depois no dia seguinte dos 84km de corrida!

Como trabalha seu pace na dupla maratona? Já sai forte?
Nos 84km do UB515 do ano passado usei uma estratégia muito boa, consegui colocar em prática tudo que treinei e ainda consegui bater o recorde do percurso! Nas outras duas edições anteriores que participei, tive sérios problemas e tive que terminar além da raça! Procuro fazer exatamente o que fiz nos treinos, conhecendo meu limite e dividindo os ritmos com o decorrer e desenvoltura da prova.

Durante os três dias do desafio, o que você costuma comer em atividade?
Nessa jornada épica de esporte, nos três dias queimamos muitas calorias e necessitamos repor isso o mais rápido possível. A alimentação tem que ser o que você está acostumado, sem refeições pesadas e fazendo uma combinação de proteínas logo após e basicamente durante os dias muito carboidratos em forma de gel, batatas etc… Gosto também de deixar com meus staffs outras opções como coisas salgadas.

Desejo uma ótima prova a todos, que cada um procure fazer o seu melhor e que todos se superem de alguma forma e terminem essa mega desafio com muita Determinação e Alegria! Estarei esperando vocês na tão sonhada linha de chegada. AVANTE…

Ivan Albano é técnico de triathlon (email: albanotri@hotmail.com)

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