TRIP: Dicas para unir turismo e triathlon no Ironman Cozumel!

No próximo dia 29 de novembro, o Ironman Cozumel promete ser novamente uma experiência inesquecível para os atletas de todo o mundo, que vão se encantar com o percurso por entre belas praias e exóticas paisagens. Os 3,8km de natação começam no Parque Nacional Chankanaab, onde os atletas dividirão espaço com peixes coloridos e recifes de corais. Depois, seguem para os 180Km do ciclismo, que também acontece dentro do parque, dando uma volta na ilha. Por fim, os 42Km de corrida terminam no centro de Cozumel. Mas as atrações dessa ilha, não param por aí. Então, não perca tempo, e confira o que Cozumel reserva pra você.

O Lugar

Com o coração mexicano e a alma caribenha, Cozumel é um paraíso, onde a alegria e a tradição caminham juntos. A ilha de águas transparentes, localizada no Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo, México, encanta não só pelas belezas, mas também, pela receptividade calorosa do povo local.

Mundialmente famosa e um dos roteiros mais procurados para a prática de mergulho, Cozumel encanta pelos recifes de corais, onde turistas de todas as partes do planeta têm a possibilidade de entrar em contato com a vida marinha, além de pescas em alto mar e inúmeros outros esportes aquáticos. A ilha oferece um cenário exótico, coberta por florestas e lagoas pantanosas, lar de pequenos mamíferos e diferentes aves, que nunca deixaram a região.

O Parque Nacional Chankanaab, um ícone de Cozumel, e a Reserva Ecológica Punta Sur, fazem parte de uma enorme área protegida, localizada no sul da ilha, um refúgio encantador para centenas de espécies em extinção, como aves e tartarugas marinhas.

A paisagem exuberante e as praias de beleza única, fazem da ilha um lugar perfeito para os apaixonados pela natureza, que curtem contemplar o visual, fazer passeios noturnos pelas praias, usando apenas, a iluminação da lua e mergulhar em um mar de águas limpas e absurdamente azuis.

História

Os primeiros a habitarem esse paraíso foram os Maias, que além de deixarem um rica herança cultural para ilha, foram os responsáveis também pelo nome da região. Cuzamil, como era chamada, significa Terra de Andorinhas. Os Maias acreditam que a ilha era um santuário sagrado. Com o tempo, o nome da região foi adaptada em espanhol para Cozumel.

Em 1518, o explorador Juan de Grijalva chegou em Cozumel, batizando a terra como “Ilha de Santa Cruz” e a transformando em colônia da Espanha. A ilha foi proclamada independente em 1970, quando tinha cerca de 10 mil habitantes. De lá pra cá, a região cresceu muito e hoje, tem uma população de cerca de 75 mil pessoas.

O que fazer

Com  mais de 2 milhões de visitantes por ano, Cozumel é um dos principais destinos turísticos do México. E é impossível ir a Cozumel e não mergulhar. Até porque, mesmo que não curtindo muito esse esporte, nenhum turista vai ser louco de chegar na ilha e não ver de perto o que ela tem de melhor. As águas que a cercam são tão claras que permitem ao mergulhador uma visibilidade sem igual, um mundo de belezas marinhas bem à sua frente.

São mais de 250 espécies diferentes de peixes, dos mais diferentes estilos e tamanhos. Embora possa assustar os novatos, a correnteza que tem na ilha, torna a água limpa, um ambiente perfeito para a vida de peixes graúdos, como badejos, garoupas e barracudas. As águas mornas e sempre renovadas também são excelentes para recifes de coral.

Em terra, o espetáculo fica por conta das iguanas e crocodilos, os maiores répteis do estado.

Além das belezas naturais, a forte presença da cultura maia, é uma atração a parte. O legado deixado por esse povo em união com a religião católica, fizeram de Cozumel, palco de belos e tradicionais eventos populares, como Carnaval, Semana Santa, festa da Santa Cruz, em maio, e São Miguel, em setembro.

As raízes maias também estão presentes em diversas construções por toda a ilha. Só para dar um exemplo, a maior zona arqueológica de Cozumel, a San Gervasio, que foi um centro sagrado para esse povo, é um excelente roteiro ao visitante e uma possibilidade única de unir passado e presente em um só lugar.

Além dos recifes de corais e do seu rico ecossitema, o Parque Nacional Chankanaab apresenta também uma atração irrecusável. No Dolphin Discovery, os visitantes podem nadar e desfrutar do encontro de 45 minutos com os simpáticos golfinhos. O show do leões marinhos também são um espetáculo a parte.

O Farol e museu de navegação, que mostra a evolução da náutica desde os tempos dos mayas até os dias de hoje, também é um roteiro interessante.

E é claro, não dá para esquecer das praias, onde o turista pode relaxar com a brisa caribenha e à sombra das palmeiras. Ou, se preferir, praticar algum esporte à beira mar.

De golf a esquisitos restaurantes, de longas caminhadas ao longo da costa, a prática de kite surfing. Opções de lazer não faltam neste lugar, seja para pescar, passear de veleiro, visitar museus, para curtir a vida norturna ou, simplesmente, admirar um amanhecer ou entardecer, contemplando as estrelas do céu do Caribe.

Geografia

Cozumel é maior ilha habitada do México e do Caribe, medindo 48Km de norte a sul. Em cada lado, suas praias formam um linda costa de areias brancas. Ondas suaves e águas transparentes banham o lado ocidental da ilha. Já na outra ponta, são as ondas grandes que desenham o cenário.

Clima

A temperatura média de Cozumel é de 27ºC. No meses de julho e agosto, os termômetros podem chegar aos 32ºC. Em dezembro e janeiro, ficam em torno dos 24ºC. A temperatura da água ficam entre 25ºC e 28ºC durante todo o ano.

Como chegar

A ilha de Cozumel é um dos roteiros mais procurados pelos cruzeiros e uma boa opção para conhecer esse paraíso. Já para quem prefere ir pelo ar, o aeroporto internacional de Cozumel fica a cerca de 5 minutos do centro da cidade.

O que comer

Com mais de 90 restaurantes e cafeterias, o visitante pode estar certo que vai encontrar uma grande variedade de culinária, tanto da tradicional e marcante comida mexicana, como também, da cozinha internacional.

Onde ficar

A rede hoteleira da ilha é bem estruturada para receber os visitantes que partem de todos os lugares do mundo. Para encontrar o lugar ideal, visite http://www.islacozumel.com.mx/esp/Hotels.asp.

allegro-beach

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport