Indústria: SRAM lança primeiro grupo wireless!

Depois de meses de especulação e extensos testes pela equipe AG2R, a SRAM apresentou seu novo groupset wireless, o SRAM Red ETAP, que será o primeiro groupset do mundo a vir sem fios.

O novo groupset, que estará disponível a partir de 2016, terá preço de £ 2.059 para a configuração completa, com a SRAM alegando que a inovação não é apenas melhor do que outros groupsets eletrônicos, mas o sistema como um todo também é mais leve.

Obviamente, o principal ponto aqui é a falta de fios. Enquanto outros groupsets eletrônicos, como Shimano Di2 e Campagnolo EPS têm usado fios para conectar os shifters com os passadores, SRAM Red Etap acabou com estes, com os shifters emparelhados por via eletrônica. Outro detalhe importante é que o grupo possui um protocolo próprio de transmissão de dados, chamado Airea. Ele impede que, entre outras coisas, as ações de um ciclista ao seu lado, que utilize o mesmo grupo SRAM, possa interferir na sua bicicleta.

1

Baterias individuais

Enquanto Shimano Di2 e Campagnolo EPS utilizam uma única bateria central, na natureza sem fio de SRAM Red Etap isso não é possível. Então, o SRAM tem uma bateria individual para cada peça do grupo, usando baterias separadas. Elas podem ser recarregadas em 45 minutos e estão prontas para 1.000 km. No entanto, os shifters usam uma bateria CR2032 cada (a mesma bateria que você provavelmente tem em seu relógio), que a SRAM informa que terá uma duração de até dois anos.

Link

Os engenheiros da empresa estiveram em contato com Garmin durante o desenvolvimento da SRAM Red ETAP, de modo que o sistema foi projetado para ser capaz de se comunicar com computadores Garmin. O único problema é que nenhum dos computadores da Garmin está atualmente com o software para tornar isso uma realidade.

Peso

SRAM está afirmando que o seu novo groupset é o mais leve grupo eletrônico no mercado, com peso de 1775g, 137g mais leve do que sua versão mecânica.

Sram_Red_etap_01

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport