SESC Triathlon Manaus: Manoel Messias e Fiorella Brusatin vencem

Manaus, julho de 2015 – Sob forte calor e temperatura na casa dos 30°C, a capital do Amazonas sediou neste sábado, 11 de julho, a quarta etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional 2015. Realizada pela primeira vez em Manaus, a prova bateu o recorde de inscritos na modalidade, em competição do gênero na cidade. Na categoria elite masculino e feminino, Manoel Messias e Fiorella Brusatin conquistaram os primeiros lugares. Manoel Messias concluiu a prova com o tempo de 1h55min28seg e Fiorella Brusatin alcançou a vitória em 2h21min56seg. Realizado pelo Sesc, o Circuito vem aumentando o número de etapas há cada ano. “Com a prova em Manaus, alcançamos o total de oito provas em 2015, em quatro regiões do país. Mais que incentivar a competição, alcançamos nosso grande objetivo que é integrar triatletas profissionais e amadores, divulgando o esporte e promovendo a inclusão social”, destaca Regina Plepis, coordenadora nacional do Circuito.

Para as categorias mountain bike, comerciário, amadores por faixas etárias e PCD (Pessoas Com Deficiência), a distância foi o Short Triathlon, que consistiu em 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e mais 5 quilômetros de corrida. Já para as categorias elite e amador olímpico, a distância foi de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e mais 10 quilômetros de corrida.

As primeiras largadas aconteceram pontualmente às 7h, para a distância Short. Já os atletas da elite e amador olímpico entraram nas águas da praia da Ponta Negra, às 9h, para a etapa da natação. Manoel Messias saiu da água no primeiro pelotão, que também trazia os atletas Iuri Vinuto, o espanhol Anton Ruanova, Fernando Toldi e Guto Sorbo.   Na transição para o ciclismo, Sorbo assumiu pequena vantagem, mas não conseguiu segurar a pressão de Messias, que logo assumiu o pelotão e abriu vantagem sobre os demais atletas, que passaram a disputar a segunda colocação. Messias administrou a primeira posição até o fim e seguiu firme para vencer mais uma vez. Completaram o pódio masculino Anton Ruanova, em segundo, com o tempo de 1h57min21seg, Iuri Vinuto fechou a prova em 1h58min24seg, garantindo o terceiro lugar. Em quarto e quinto lugares ficaram Fernando Toldi (1h58min34seg) e Guto Sorbo (1h58min49seg).

No feminino, Fiorella Brusatin venceu com folga. A triatleta colombiana chegou a travar uma batalha no ciclismo com Carolina Galvão, que abandonou a prova, e Fabiola Gomes, mas soube administrar a vantagem até vencer a etapa. No final, completaram o pódio feminino Fabiola Gomes em segundo lugar, com o tempo de 2h24min51seg, a atleta amazonense Jessica Souza, em terceiro, que completou em 2h28min32seg.

Antes de Manaus, o Circuito passou por Caiobá-PR, Brasília-DF e Palmas-TO. Até o fim do ano também será realizado em Mosqueiro-PA (16/08), Salvador-BA (27/09), Fortaleza- CE (17/10) e Tramandaí-RS (22/11).

Projeto Sesc Triathlon+

O Sesc Triathlon Circuito Nacional também conta com um programa de iniciação ao esporte, o Projeto Sesc Triathlon+, realizado em Brasília, Caiobá e Mosqueiros. O Programa funciona com a implantação de núcleos regionais de iniciação ao esporte onde acontecem as etapas, visando complementar os efeitos positivos que o Sesc Triathlon gera nas comunidades onde acontece. O objetivo é permitir que crianças de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet