Sesc Caiobá: Abre o Circuito Nacional neste domingo!

Em menos de 30 minutos 1.200 triatletas inscreveram-se na mais antiga e tradicional prova do país

Rio de Janeiro, março de 2015 – A 11º edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional começa no próximo dia 8 de março, com a participação de 1.200 atletas de todo o país. A primeira etapa será disputada em Caiobá, cidade paranaense, conhecida pela tradição no esporte. As inscrições, realizadas pelo site da instituição, foram encerradas em menos de 30 minutos por terem alcançado o limite máximo de atletas.

A competição é disputada nas categorias Elite (profissionais) e Amador Olímpico (com 1.500 metros de natação; 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida); e Sprint Amador, mountain bike e paraolímpico (750 metros de natação, 20 quilômetros ciclismo e 5 quilômetros de corrida). A prova também pode ser disputada em equipes de revezamento – cada atleta participando de uma modalidade (natação, ciclismo ou corrida).

Além de Caiobá, outras sete cidades sediarão o Circuito: Brasília-DF (03/05), Palmas-TO (14/06), Manaus-AM (11/07), Mosqueiro-PA (16/08), Salvador-BA (27/09), Fortaleza- CE (17/10) e Tramandaí-RS (22/11), e a expectativa é alcançar aproximadamente 5 mil participantes  em todas as etapas. “Há cada ano o Sesc Triathlon alcança mais reconhecimento, tanto que em 2014 tivemos recorde de triatletas em todas as etapas. Esse ano teremos oito provas, sendo que Manaus receberá uma etapa do Circuito pela primeira vez”, destaca Regina Plepis coordenadora do Sesc Triathlon Circuito Nacional.

Um dos diferenciais do Circuito promovido pelo Sesc é o intercâmbio entre os atletas profissionais e amadores. “Além de promover provas com elevada qualidade técnica e organização, temos o objetivo de integrar triatletas amadores, profissionais e paraolímpicos. Mais do que a competição em si, incentivamos a participação dos comerciários, nosso público prioritário, e a importância da atividade física”, ressalta Regina.

O Sesc Triathlon Circuito Nacional também conta com um programa de iniciação ao esporte, o Projeto Sesc Triathlon+, realizado em Caiobá, Mosqueiros e Brasília. Trata-se da implantação de núcleos regionais de iniciação ao esporte onde acontecem as etapas. O programa visa complementar os efeitos positivos que o Sesc Triathlon gera nas comunidades onde acontece, possibilitando que crianças de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo.

Origem do Circuito em Caiobá

A cidade no litoral paranaense promove o triathlon desde 1988 e chega à 27ª edição em 2015. É a prova mais antiga do país. Com o sucesso e adesão cada vez maior de triatletas de todo o país, o Sesc expandiu a competição para outras cidades brasileiras e criou, em 2004, o Sesc Triathlon Circuito Nacional. Considerada uma das etapas mais tradicionais, a prova é uma referência dessa modalidade no país.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport