Sal e Cloro: Treinando a largada do triathlon na piscina!

Olá pessoal , hoje vamos falar sobre uma boa forma de simular a largada de prova e como entrar naturalmente em ritmo estável sem perder qualidade de nado.

É muito comum escutar bons atletas que treinam muito bem e não conseguem bom rendimento no dia D, existem várias hipóteses e uma boa resposta pode ser o forte ritmo de largada e a falta de ensaio prévio do mesmo.

Uma forte largada em qualquer distancia desde Sprint ao Ironman pode trazer diversos benefícios:
– encontrar a melhor esteira
– fugir do grupo de nadadores que ficam se esbarrando muito
– evitar ficar preso em um grupo com ritmo muito menor que o seu
– encontrar com menos atletas no contorno da boia

Vale a pena largar forte, será que não vou quebrar?
Quando treinamos frequentemente séries onde iniciamos bem mais forte e logo depois já entramos em ritmo de prova, esse tipo de largada não te dará nenhum prejuízo.

Todos atletas devem iniciar mais forte?
Não , esse tipo de largada deve ser feito por atletas que já possuem boa natação e buscam um pouco mais de performance em suas provas. Atletas iniciantes devem buscar largar bem tranquilo sem nenhum tipo de pressão, evitando contato com adversários – a melhor tática para iniciantes seria largar tranquilo e ir encaixando o ritmo aos poucos, progressivamente.

Outro ponto muito importante para uma boa largada é fazer um bom aquecimento, o atleta deve  aquecer no mínimo 15 minutos para ganhar sensibilidade com a água e fazer pequenos estímulos para entrar 100% . Atletas com pouco lastro de natação também devem aquecer muito, para não gastar muita energia e faltar no final da prova.

Sugestão de treino # os intervalos mudam de acordo com o nível do  nadador

I – 400 mts livre
II – 400 educativos
III- 4x 50 ( 15 mts máx- 35 mts soltos), a cada (ac) 1’00
IV- 6x 50 z4 ac 1’10 (ritmo de largada ou um pouco mais forte)
15x 100 z3 ac 1’25 ( ritmo de prova)
V – 5x 200 braço z2 ac 3’00 ( para o grupo de longa distancia já pensar em um em ritmo de final de prova, guardando energia para bike)
VI- 200 soltos

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