Regressiva: 48hs para a largada do IM703Brasília

Você está acordando na sexta-feira que antecede a sua competição que virá no domingo, o que fazer nessas últimas horas para chegar no dia se sentindo bem?

A sua planilha foi planejada e de preferência foi feita à risca, se não, o que foi feito foi feito, agora é relaxar e competir com o que você tem. A regra é básica, nessas 48 horas pré-prova é economizar energia o máximo possível. George Hincapie, ciclista de muitas Voltas da França, nos dias de prova evitava ao máximo até subir escadas para não “gastar” perna, e em casa ficava sempre deitado.

Para aqueles que precisam viajar para competir, montar a bike é um momento importante, que precisa ser feito com calma e precisão. Então, uma pedalada breve de 30`/40` pelo percurso da prova é uma opção para checar se a sua posição na bike, se suas marchas estão encaixadas e se as outras peças como guidom e canote de banco estão bem ajustados, para que nenhuma surpresa desagradável te atrapalhe no grande dia. Esse giro também funciona para sua parte mental e física.

Ainda na sexta-feira a ingestão de água durante todo o dia é superimportante; tomar um copo de água (200ml) a cada 20`/30` é recomendado, como também a cada uma hora tomar outro copo de isotônico para balancear os níveis de minerais no organismo. Esse procedimento de água e isotônico também é valido para o sábado, véspera da prova.

As refeições, almoço e jantar, nesses dois últimos dias da prova devem seguir a sua dieta normal, sem muitas mudanças radicais; quem gosta de comer arroz e feijão de noite deve continuar fazendo, quem gosta de comer só massa também deve continuar assim, mas uma coisa importante: A diminuição na ingestão de carne vermelha nesses últimos dois dias. A carne vermelha é de lenta digestão, o que pode consumir mais energia; dê preferência às carnes de peixe e frango, que são mais leves. E também dê prioridade aos alimentos ricos em carboidratos, que são a principal fonte de energia para o nosso esporte.

A entrega de kits neste evento,  o IM70.3 Brasília, será em dois dias, das 9hs às 19hs na sexta e das 9hs até as 18hs no sábado. Pegue seu kit o mais breve possível, para ter certeza que tudo que é importante esteja dentro: número de peito, touca, número da bike, chip, porta-chip etc. Depois disso, com calma e tempo, monte todo seu equipamento de prova, começando do início: equipamentos de natação, depois da bike e corrida.

Faca seu check list novamente para não ter erro. Sua alimentação durante a prova é de suma importância. Faça suas contas com seu tempo aproximado de prova para levar comida suficiente, e leve até um pouco mais para garantir, pois nunca se sabe o que pode acontecer no dia. Outro procedimento que pode ajudar é deixar sua alimentação da corrida junto com os tênis, já que acontece de às vezes cair dos bolsos.

Massagem e alongamentos são sempre convidativos antes de prova. Uma sessão de massagem na sexta-feira é uma boa opcão, pois a massagem relaxa a musculatura, melhora a circulação sanguínea e te dá uma sensação de leveza. O alongamento já fica melhor no sábado, pois libera endorfina, e estimula a musculatura deixando-a mais ativa que a massagem. Esse alongamento pode ser feito em duas sessões na véspera da prova.

300x250_v4

Já no sábado, não fique muito tempo na cama, pois ao contrário, isso pode atrapalhar um pouco o início do seu sono na próxima noite. Neste evento o simpósio técnico será pela manhã, o primeiro de 9h às 10h, e o outro das 10h às 11h. Não esqueça de levar sua garrafinha de água para se hidratar durante o simpósio. Uma boa sugestão para sábado é fazer uma atividade bem leve, tipo uma natação de 10`/20`, ou um trote.

Ficar pensando na prova nos dias que a antecedem é normal, mas cada um tem um jeito de ver o desafio. A mentalização/visualização é um método interessante que pode te ajudar a preparar sua prova. Se imaginar em cada momento marcante da prova, como a preparação da bike na transição, seu posicionamento na largada, a própria largada, a saída da água, a sua transição a cada passo, o visual do percurso da bike e por aí vai…

Cada um é cada um, e não existe receita certa para tudo dar certo. Deve se aprender com cada treino, cada prova para achar o que funciona para você e com o tempo botar em prática.
Boa prova!

João Carlos de Almeida é coordenador técnico da 061
assessoria esportiva, em Brasília
zero61.com.br

Redação

redacao@golonger.com.br