Recordes no Challenge Wanaka

 

O neozelandês Dougal Allan e a holandesa Yvonne van Vlerken venceram nesta madrugada, horário de Brasília, sábado na Nova Zelândia, o Challenge Wanaka – umas das provas mais bonitas e difíceis do planeta, disputada na distância ironman. Os dois atletas conseguiram defender os seus títulos, batendo o recorde da prova.

No masculino, a presença do australiano Luke McKenzie, 8x campeão do Ironman, engrandeceu o evento. Após os 3.8km de natação no maravilhoso lago Wanaka, como esperado, o atual campeão Dougal Allan saiu mais atrás e aos poucos veio colocando seu ritmo em busca da ponta na etapa do ciclismo.

 

681307827PW00092_2017_Chall

Luke McKenzie liderando o Challenge Wanaka 2017

 

Luke McKenzie,  Luke Bell e Mike Phillips formaram o pelote líder até que o super-cliclista, o atual campeão, alcançou a liderança por volta do km 130. Daí para frente ele foi construindo uma boa vantagem para os principais adversários, terminando o ciclismo com a excelente e melhor parcial do dia, em 4h27, para os difíceis 180km de Wanaka.

Na transição para a corrida, ele tinha quase 3 min. sob o compatriota Mike Phillips, que estreava na prova, e mais de 6 min. sob McKenzie e Bell – os principais adversários.

 

Dougal Allan, recorde da prova e bicampeonato

Dougal Allan, recorde da prova e bicampeonato

Na maratona, os 3 primeiros – Allan, Smith e Bell, corriam em um ritmo similar, até os 21km quando as diferenças começaram a aumentar. No final, o bicampeonato e recorde da prova para Allan, com o tempo de 8:26:38.

 

 

Phillips terminou em 2º e Luke Bell, voltando as provas longas, em 3º. O australiano Luke McKenzie não teve um bom dia e abandonou a prova na corrida.

Lado a lado
No feminino, uma réplica da prova do ano passado. A Holandesa Yvonne Van Vlerken e a inglesa Laura Siddall travaram um duelo apertado, desde a etapa da natação. Entregaram a bike praticamente juntas e alternaram a liderança na maratona diversas vezes.

 

Yvonne Van Vlerken, a grande campeã

Yvonne Van Vlerken, a grande campeã

 

Nos últimos quilômetros quando a vantagem de Van Vlerken era de mais de 2 min., a inglesa veio num ritmo forte diminuindo a diferença, cruzando a linha de chegada apenas 27 segundos atrás de Van Vlerken, que conquistou mais uma vitória e o recorde da prova. A suiça Emma Bilham fechou o pódio, na terceira colocação.

O Challenge Wanaka, em sua 11ª edição, reuniu mais de 2500 triatletas num desafio paradisíaco na Ilha sul da Nova Zelândia.

 

Challenge Wanaka
Wanaka, Nova Zelândia
3.8km swim + 180km bike + 42km run

Homens

  1. Dougal Allan                  8:36:38
  2. Mike Phillips                 8:32:00
  3. Luke Bell                        8:42:50

Mulheres

  1. Yvonne Van Vlerken    9:25:44
  2. Laura Siddall                 9:26:11
  3.  Emma Bilham             9:30:39

 

 

 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br