Receita simples e poderosa: Bolinha assada de batata doce e atum!

Bolinha de batata doce e atum

Ingredientes:

01 batata doce média

02 colheres de sopa atum em óleo

Salsinha

Cebola

Cominho

Modo de preparo: cozinhar a batata doce (sem casca), cortar em pequenas fatias. Bater todos os ingredientes no processador, untar uma forma com um pouco de azeite ou óleo de coco e fazer bolinhas. Levar ao forno por 30 minutos (180 – 210 graus).

Benefícios:

Atum – enlatado é uma boa opção. Preferir o conservado em óleo e lavar para tirar o excesso de sódio. O atum em óleo possui menor quantidade de mercúrio.  Extremamente nutritivo, rico em proteínas de alto valor biológico, Omega 3 (ácidos graxos essências, ou seja, nosso organismo não sintetiza, desta maneira devemos ingerir com  alimentos). Reduz o colesterol, risco de doenças cardiovasculares, possui ação anti-inflamatória.

Batata doce – o sucesso desse alimento está no baixo índice glicêmico (IG), pois estes alimentos liberam a energia lenta e gradualmente, evitando assim os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Além de proporcionar maior sensação de saciedade. A batata doce é considerada umas das principais fontes de carboidrato. O indicado é consumir durante o dia, entre uma e duas horas antes dos treinos. Além do baixo IG, a batata doce possui alta concentração de vitamina A que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Cominho – rico em ferro, auxilia no processo de digestão, na absorção de nutrientes dos alimentos, ameniza o desconforto causado pelos gazes no sistema gastrointestinal.

Salsinha –  deixa as preparações mais saborosas, nutritivas e o corpo mais saudável. Rica em vitamina A, B1, B2, C e D, quanto aos minerais, é fonte de ferro, cálcio, magnésio e potássio. Fortalece o sistema imunológico,  estimula a digestão, ajuda o organismo eliminar toxinas, protege os rins ao impedir formação de cálculos renais e também alivia a sensação dos gases.

Fernanda Garcia é nutricionista e triatleta profissional

garciafe_1@hotmail.com

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet