Propriocepção: Você sabe o que é isso?

Treinando sua inteligência corporal

Treinamento físico seguro é muito mais que uma simples repetição mecânica de gestos e atitudes, é trabalhar todo seu organismo a responder prontamente a qualquer demanda exigida dentro da atividade esportiva específica minimizando assim os riscos de lesão.

Minimizar lesões é tudo que um atleta de qualquer esporte pode querer para uma melhora de sua performace e é nesse momento que treinar sua inteligência corporal proprioceptiva pode fazer toda a diferença. Ao falar de treinar seu corpo, vamos além do condicionamento celular do treinamento, buscar o melhor da resposta de seus ligamentos, tendões, músculos, cérebro e integrar tudo isso pode mudar sua vida esportiva, e para muito melhor.

Atualmente temos muitas opções para habilitar nossa “máquina proprioceptiva” a trabalhar com mais segurança, desde o fantástico treinamento funcional onde o princípio é preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por core, que compreende um conjunto de músculos que estabiliza tórax e pelve durante movimentos dinâmicos.

Ainda falando de core, porém com característica mais de estabilização e menos proprioceptiva dinâmica temos o SUP (Stand up paddle) que para esportistas de esportes cadenciados como o triathlon e corrida é bastante útil pois além do core fortalece e treina muito a propriocepção de tornozelos e joelhos.

Outra opção divertida porem não menos funcional, e vem sendo utilizada por surfistas e ginastas é o slack line, onde se equilibrar na corda põe suas terminações nervosas tendinosas e musculares além de seu sistema de equilíbrio literalmente a prova.

Para aqueles que não dispõem de tempo para remar, malhar no funcional ou desafiar a corda bamba existem opções caseiras, um pouco mais limitadas porém bastante funcionais para deixar seu corpo mais resistente e inteligente. Entre essas opções podemos citar o bodyblade  que consiste de uma lâmina de carbono que com movimentos oscilatórios ativos controlados trabalha todo o corpo com ênfase para o core e excelente para treinamento de membros superiores prevenindo lesões em ombros e cotovelos principalmente para tenistas e golfistas.
dyna disk balance2 580
Já para os corredores minha dica seria o bosu (muito utilizado nas aulas de pilates e treinamento funcional), ou mesmo um disco proprioceptivo onde vc pode colocar a prova seu equilíbrio sem sair de casa reforçando a função ligamentar, e tendinosa de seus tornozelo, joelhos e fazendo um core training caseiro leve.

Treinar sua inteligência corporal e proprioceptiva além de muito divertido e diferente, torna seu treinamento mais seguro e seu corpo mais resistente a chegada das lesões pois suas respostas corporais conscientes e inconscientes ficarão muito mais eficientes

Bons treinos e divirtam-se com saúde!

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br