Por que devemos incluir aveia, chia e linhaça na nossa alimentação?

É de extrema importância a inclusão de alimentos mais saudáveis e com propriedades funcionais. Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer diversos benefícios ao nosso corpo, além de suas funções nutricionais, podendo ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas.

A aveia, chia e linhaça são excelentes fonte de fibras, trazem diversos benefícios a saúde,  além de enriquecer nutricionalmente as  preparações.

Por terem o sabor leve, não alteram o sabor do alimento, podem ser acrescidos na preparação de pães, bolos, tortas, panquecas, sucos, vitaminas, sopas, iogurte, polvilhar nas saladas e frutas.

Aveia: cereal altamente nutritivo,  rica em cálcio e ferro, vitamina  E e do complexo B, proteínas e fibras. Controla a glicemia (açúcar no sangue), reduz níveis de colesterol sérico, ajuda no bom funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla a pressão arterial e favorece a perda de peso.

A fibra alimentar beta glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pela aveia, pois retarda o esvaziamento gástrico,  que resulta em uma maior saciedade.

É encontrada na forma de farelo, farinha e flocos. O tipo de aveia que possui maior quantidade de fibras é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha de aveia. A farinha pode ser usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, como uma alternativa para substituir a farinha de trigo.

Aveia

Aveia

Chia: semente mexicana, alimento vegetal com elevado poder nutricional, rica em fibras, proteínas (completa, considerado fonte de proteína vegetal), cálcio e ácidos graxos (ômega 3), que podem ser responsáveis pela diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Ajuda no bom funcionamento intestinal, auxilia no controle da diabetes e redução do colesterol.

Seu consumo está relacionado com a perda de peso, devido ao alto teor de fibras, e quando entra em contato com a água, forma uma espécie de gel no estômago que aumenta ainda mais a saciedade e consequentemente auxilia na redução do apetite.

Chia

Chia

Linhaça: Além de ser rica em fibras, é rica em ômega 3 e proteínas. Pode reduzir fatores de risco para doenças crônicas, em especial doenças cardiovasculares. Também ajuda no controle da glicemia e na redução do colesterol, melhora função intestinal, auxilia no tratamento da obesidade, devido a sensação de saciedade.

Encontrada em forma de semente, farinha, óleo e cápsulas. Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, não diferem muito sua composição química,  e no ponto de vista nutricional, são semelhantes.

Linhaça dourada e marrom

Linhaça dourada e marrom

Fernanda Garcia é nutricionista e triatleta profissional

garciafe_1@hotmail.com

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