O que fazer quando sentir dor na canela?

Tema frequente, com várias teorias, muitos diagnósticos e inúmeras condutas.
Mas o primeiro passo ao sentir dor na canela após iniciar prática da corrida é observar a presença da dor durante a corrida e no dia a dia, mesmo em repouso, estando presente deve-se procurar o Médico.

O Médico ao colher história clínica deve-se atentar a características da dor (tempo, intensidade, local, piora, melhora etc.), após isso, exame físico bem feito para caracterizar a dor como componente puramente muscular da panturrilha e/ou sensibilidade no osso da canela ou em suas bordas laterais e/ou medial.

Em qualquer suspeita de comprometimento ósseo a ressonância magnética deve ser pedida, pois deve-se descartar a única condição que obrigatoriamente suspenderá os treinos, que é a fratura de estresse.

Outras condições com reações medulares ósseas de estresse que preservam a cortical do osso, não são indicativos de parar o treino, pois isso representa uma adaptação do osso para ficar mais forte para suportar o volume e intensidade de impacto e tração.

Nesses casos ou sem reação óssea, medidas analgésicas por agulhamento seco e medicamentos são importantes e reforço do fortalecimento da musculatura da perna. Evita-se os famosos anti-inflamatórios pelo efeito ruim no metabolismo ósseo. Muitas vezes medicamentos que aumentam a síntese óssea e diminuem sua reabsorção são prescritos, sem jamais esquecer da dosagem da Vitamina D e hormônios sexuais em especial na mulher.

caneliteNão há relação forte e certeira entre tipo de pisada e tênis utilizado, essa condição acontece por sobrecarga aos ossos, tendões e músculos, em especial em um corpo ainda não preparado e mesmo com deficiências metabólicas!

Logo não espere o pior acontecer, conheça seu corpo, seus limites e siga orientação do profissional de Educação Física e procure o Médico em caso de dor.

Fabrício Buzatto – CRM ES 9164 – Fisiatra e Médico do Esporte

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet

error: copyright Trisport