Nutritivo biscoito de banana e aveia. Saiba como fazer!

Biscoito de banana e aveia

Ingredientes: 02 bananas prata

½ xícara de farelo de aveia

01 colher de chá de mel (opcional)

Coco ralado a gosto

Amendoim picado ou castanha do Pará picada a gosto

Canela a gosto

Uva passa ou ameixa seca a gosto

Modo de preparo: amasse com um garfo as bananas e misture os demais ingredientes. Separe a massa em pequenas porções (06). Em uma assadeira, modele a massa em formato de biscoito, uma dica é colocar uma gota de azeite embaixo  dos biscoitos e leve ao forno por 15 minutos (180 a 210 graus).

Horário ideal para consumo: lanche da manhã ou da tarde

Benefícios:

Banana: é uma fruta saudável, nutritiva, leve e de fácil digestão. Repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia. Rica em fibras do tipo solúvel, vitaminas C, A, B1, B2 e B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, carboidratos e água. Considerada uma fruta calórica, pode ser consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso.

Aveia: alimento altamente benéfico. O farelo é o mais indicado para consumo porque auxilia na perda de peso, pois tem mais fibras do que os flocos e a farinha. É um grão com alto valor protéico, rico em fibras, vitaminas do complexo B, minerais como zinco, cálcio e ferro. Promove a sensação de saciedade, isso significa que leva um longo tempo para ser digerida, melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla a pressão arterial, pode reduzir o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Coco: a gordura saturada presente no coco é metabolizada rapidamente e transformada em energia, contém antioxidantes que combatem os radicais livres. Deve ser consumido com moderação.

Amendoim: é uma leguminosa, excelente fonte de energia, rico em caloria e possui uma gordura boa, os ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), contém zinco, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B. Protege o corpo das doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim), é um poderoso antioxidante, auxilia no emagrecimento, por causa da sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais para aparecer. Mas o amendoim é calórico e seu consumo deve ser moderado, o exagero leva a ganho de peso e problemas de saúde.

Uva passa e ameixa seca: fonte concentrada de nutrientes, contém pouca água, são mais energéticas que a fruta fresca e possuem mais calorias.

A uva passa é rica em ferro,  vitaminas do complexo B, antioxidantes, que combatem os radicais livres, fibras que auxiliam o trânsito intestinal

A ameixa seca é rica em fibras, vitamina A, potássio e ferro e também ajuda aliviar a constipação.

Fernanda Garcia é nutricionista e triatleta profissional

garciafe_1@hotmail.com

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport