Mundial de Triathlon em Chicago. Saiba como competir e aproveitar sua viagem!

Foto: Delly Carr - ITU Mídia

Todo triatleta procura por seu próximo destino para fazer aquele turismo esportivo maravilhoso, e Chicago provavelmente é o lugar especial que nós buscamos para competir e conhecer. É uma cidade única. Lá você encontrará atrações de todos os tipos, e logo vai perceber o lugar charmoso e encantador que ela é. Prédios enormes ao lado de quilômetros de belas praias, parques e ciclovias; arquitetura moderna dividindo espaço com as históricas estruturas de metal e madeira da cidade. Isso é um pouco da grandiosidade de Chicago, que sediará o ITU World Triathlon Grand Final na semana que vem, o aguardado Mundial,  que conta com a participação de mais de 8 mil atletas, entre elite e amadores, vindos de todo o mundo.

Ir a Chicago é a viagem dos sonhos? Setembro será o mês do triathlon por lá. As competições começam no dia 16, com as provas do Mundial de Aquathlon; dia 17, serão as provas do Mundial de Triathlon para as categorias Sub-23 e Junior feminino; no dia 18, é a vez das competições da categoria Junior masculino e Triathlon Sprint das categorias (Age group), além da aguardada prova da Elite feminina. Dia 19, será o Open Age Group Sprint Race, prova aberta para inscrições, sem classificatória; neste dia também acontecerão as competições do Paratriathlon e da Elite masculina; e, para fechar, no dia 20, um pouco mais de ação no Mundial de triathlon Standard para as categorias por idade.

A Grande Final deste ano e todos os outros eventos dos cinco dias de competição acontecerão no meio da bela e empolgante paisagem urbana do centro de Chicago. O Mundial  será dentro do Grant Park – que com mais de 100 anos de existência, é um belíssimo parque que oferece várias opções de lazer e recebe eventos o ano todo. As competições serão disputadas ao redor do Lake Michigan, com chegada no famoso tapete azul na Buckingham Fountain – considerada a porta da frente da cidade e muito bonita de se ver. Lá por perto estão várias atrações turísticas como o Millenium Park (com apresentações artísticas), o Daley Park (ideal para prática de esportes), Museum Campus, entre outras. Na área do Grant Park há, também, várias opções de hóteis, cafés, restaurantes, bares, transportes públicos. Há ainda a exposição de produtos esportivos – Tri Festival Expo – que este ano acontecerá na Butler Field (bem pertinho da área das competições). A vontade de assistir a todas as provas do triathlon será grande, mas também faça passeios pela cidade para conhecer lugares como o shopping The Magnificent Mile, o querido centro de entretenimento: Navy pier; e shows como Broadway In Chicago e, nos clubes, Legendary blues and jazz.

Se você decidiu ir ao Mundial de Chicago, num momento em que a cidade respira triathlon, aproveite! Participe dos eventos de abertura, competições (inscreva-se no aquathlon e no triathlon, se estiver classificado) e  encerramento; enfim, não perca nada. É hora de ver os ídolos do triathlon de perto e também curtir o momento junto com os outros triatletas do Brasil e dos outros países. Entre os hotéis oficiais da competição, os com melhores preços são o Aloft Chicago O’Hare, o Best Western River North Hotel, Crowne Plaza Hotel e o Inn of Chicago Magnificent Mile, mas é bom reservar com antecedência.

No site da ITU também tem um artigo com ótimas dicas de restaurantes e locais para visitação: http://www.triathlon.org/news/article/a_triathletes_guide_to_chicago

Jéssica Santos é jornalista e triatleta profissional

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet