Mundial de IM70.3: Jan Frodeno e Daniela Ryf vencem!

No campeonato mundial de Ironman 70.3, disputado hoje em Zell Am See-Kaprun, na Áustria, com presença de um público estimado em 40.000 pessoas assistindo o evento, o grande campeão na categoria masculina foi o alemão Jan Frodeno, que mostrou mais uma vez que é um dos grandes favoritos para o Ironman Havaí, no dia 10 de outubro. Entre as mulheres, mais um show da suíça Daniela Ryf.

Um grupo grande, com vários fortes candidatos ao título saiu junto da água após 1.9km de natação e nele estavam Javier Gomez, Frodeno, Andi Bocherer, Michael Raelert entre outros. Assim que o pedal de 90km começou, Boecherer liderava, seguido por Frodeno, Tim Don, Gomez, Sam Appleton e Nils Frommhold (que vem tendo um grande ano).

O ciclismo em Zell Am See-Kaprun é um dos charmes da prova, além de icônico, o percurso é muito duro, com longos trechos de inclinação e, somando-se à temperatura de 32ºC, o dia ficou bem pesado para os atletas. Na altura do km 34.5, os cinco primeiros eram alemães, na ordem: Andreas Drietz, Boecherer, Michael Raelert, Frodeno e Frommhold. Gomez vinha em 7º, 1’30” depois do líder e Sebastian Kienle em 11º, 3’23” após Drietz.

Ao final dos 90km, o primeiro a entrar na T2 foi Drietz (com o forte bike split para o percurso de 2:07:36), Frodeno veio 45” depois e já no início da corrida assumiu a liderança. A esta altura Kienle já era o 4º colocado (3’ depois) e Gomez o 5º (4’43” depois). Tim Don ficou mais para trás por ter que pagar uma punição por vácuo.

Com 1/3 de meia maratona percorrida Frodeno continuava líder, seguido agora por Kienle e Boecherer; Gomez era o 5º, 4’26”atrás do primero colocado. Na metade dos 21km mudanças já ocorriam entre os primeiros colocados. Frodeno liderava, Kienle era 2º e Javier Gomez já aparecia em 3º lugar, diminuindo a diferença para o líder para 3’38”.

Ao final, Frodeno venceu em 3:51:19, seguido por Kienle (que teve bela atuação na etapa de corrida também) e Gomez (que está em plena disputa do Mundial da ITU, onde é o líder do ranking).

Daniela Ryf,  bicampeã mundial de Ironman 70.3

Daniela Ryf, bicampeã mundial de Ironman 70.3

MULHERES
Na categoria feminina, a líder isolada após a natação foi Lauren Brandon, 30”à frente de Radka Vodickova e com quase um minuto de vantagem para a favorita Daniela Ryf.

Na passagem de 34.5km, o voo solo de Ryf já tinha começado, abrindo 1’35” para a alemã Anja Beranek e 3’36” para Alicia Kaye. Ryf continuou abrindo das adversárias, entrando na T2 com grande diferença e dando para correr com 4’10” de vantagem para Anja Beranek, Magali Tisseyre vinha 8’ depois.

Na meia maratona Ryf continuou seu show particular até vencer a prova e afirmar de vez que é a principal candidata ao título mundial do Ironman, daqui a 40 dias (se Mirinda Carfrae não estiver em mais um dia inspirado na maratona…). A vice-campeã, quase 12 minutos depois, foi Heather Wertele e a 3ª colocada Anja Beranek.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport