Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay: As dicas do campeão para sua melhor prova!

Para quem vai fazer o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, prepare-se para uma prova diferente das já realizadas aqui no Brasil. Um evento que é diferenciado desde o começo pelo fato do atleta iniciar a prova na etapa da natação em um país e terminar em outro. Além disso, durante todo o percurso da prova você irá conhecer lugares lindos e desafiadores, enfrentar diversas subidas e descidas, tanto na etapa da bike quanto durante corrida.

Na fase da preparação algumas dicas irão auxiliar o atleta a, juntamente com seu técnico, preparar os treinos para que fiquem bem específicos para esta prova.

A natação é realizada na represa da Usina de Itaipu. O vento forte deixa a água com bastante marola, pelo menos esta foi a condição dos anos anteriores, nos quais, inclusive, foi liberado o uso da roupa de borracha. Sendo assim, incluir na semana de treinamento um dia com o uso da roupa e nadar em alguns momentos utilizando respiração frontal para visualização das boias será valido.

Como disse antes, o percurso da bike tem bastante subidas, descidas, curvas e em alguns locais um forte vento lateral. Treinar em locais acidentados, fazer repetições de subidas tanto com marcha pesada quanto giro alto para ganho de força e eficiência, cambiar bem as marchas são coisas que devem ser incluídas nos treinos. Neste momento, de treinos específicos, quanto mais próximas das condições da prova forem seus treinos, melhor preparado estará no dia da competição.

A etapa da corrida repete boa parte do percurso da bike, portanto, prepare-se para subidas, descidas e um visual incrível. No final da primeira parte tem uma longa descida que leva a parede da barragem da Usina, o visual confirma não ser à toa o título de uma das 7 Maravilhas do Mundo e mesmo cansado não tem como não apreciar o local. Acabado o “encanto”, o atleta retorna e desta vez sobe uma longa subida e passa por mais algumas até concluir a prova. Assim, não pode faltar nos treinos dias com foco em subidas. Este tipo de treino é interessante para simular a prova e preparar a musculatura para tal, mas como uma competição de Endurance, todas as valências físicas que envolvem esta modalidade devem ser treinadas.

Acredito que todos os participantes vão adorar este Ironman 70.3, já que quem procura este tipo de evento busca superar desafios. Eu considero como sendo uma das etapas mais bem organizada e bela do circuito e certamente marcarei presença novamente.

Boa preparação e boa sorte a todos!

Cid Barbosa é atual campeão do Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay e técnico de triathlon da CB Sports.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet