Itaipu IM 70.3 Brasil Paraguay será atração em agosto
. Confira os detalhes!

Depois de Palmas (TO) e Florianópolis (SC), a série de eventos do Circuito IRONMAN segue para seu terceiro evento na temporada 2016. No dia 27 de agosto, logo após o término dos Jogos Olímpicos do Rio, será realizado o Itaipu IRONMAN 70.3 Brasil Paraguay, a única disputa binacional – disputada em dois países – do calendário internacional. Serão atletas da Faixa Etária de diferentes países para um desafio de 1.9 km de natação, 90.1 km d ciclismo e 21.1 km de corrida. A largada será às 9h30, na cidade paraguaia de Hernandarias, com a chegada em Foz do Iguaçu, tudo dentro da estrutura da Itaipu Binacional, umas das sete maravilhas do mundo moderno.

O Itaipu IRONMAN 70.3 Brasil Paraguay chega a sua terceira edição ainda mais forte. A competição, com foco no amadores, distribuirá 30 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2017, o que dá ainda maior importância ao evento. O circuito mundial movimenta mais de 90 provas por todos com continentes, todas classificando para o Mundial da categoria nas categorias por idades.

O evento conta com características especiais, sendo a principal delas o fato de competir dos dois lados da Usina de Itaipu, foto único em todo o calendário. Além disso, proporciona a oportunidade de percorrer grande parte da estrutura do local, de uma grandiosidade e beleza sem iguais. Trata-se de um percurso técnico e que atrai competidores de todo o Brasil e do exterior.

No ano passado, a competição movimentou a modalidade. Seu percurso lindo e muito técnico encantaram os competidores, que ainda tiveram de enfrentar uma temperatura bastante elevada e muito vento. Isso tudo acabou dando ainda mais emoção à prova e, especialmente, à briga pelo primeiro lugar. Um dia de muito sol e céu azul foi o pano de fundo perfeito para o Itaipu IRONMAN 70.3 Brasil Paraguay.

O brasileiro Cid Barbosa, de Natal (RN), e a uruguaia Maria Porrini foram os vencedores no geral. Cid marcou o tempo de 4h22min77, com 2min45seg para o vice-campeão, o também brasileiro Luiz Ohde. Maria, por sua vez, completou a prova em 4h57min59seg, seguida pela brasileira Natalia Moraes, com 5h17min40seg. Ao todo, mil atletas de 15 países participaram do evento

Percurso

Natação: A largada será na parte Paraguaia da Usina de Itaipu, onde os atletas percorrerão os 1900 metros em forma retangular, em sentido horário. Haverá duas boias intermediarias nas pernas longas.

Ciclismo: O percurso acontecerá em três voltas, saindo da parte Paraguaia da Usina de Itaipu por vias arborizadas. Neste trecho os atletas contornam uma das maiores subestações de energia do mundo – a Subestação da Margem Direita Itaipu – Ande. Os atletas percorrerão trechos belíssimos da Usina e de destaque turístico, como a barragem, o lago de Itaipu, o canal da piracema e o mirante central. A segunda e terceira voltas iniciam-se em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina. Haverá três postos de hidratação com nove oportunidades de abastecimento no total dos 90,1 km.

Corrida: Uma corrida inesquecível, proporcionando aos atletas o contato com uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, os 21,1 Km serão realizados em uma única volta no território da Itaipu Binacional. Iniciando-se em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o percurso terá passagens pela UNILA (Universidade Latino Americana), pelo Teatro Barrageiro, pelo Mirante do Vertedouro e, na sequência, a via Beira Rio proporcionará uma das mais belas vistas da Usina. Em seguida, um trecho marcante pela Barragem Principal, por meio à Casa de Força e Condutos Forçados em direção a Barragem Lateral, conduzirá os atletas à passagem por baixo do vertedouro, quando então, no km 10,5 retornarão fazendo o mesmo percurso no sentido contrário. Haverá 4 postos de hidratação ao longo do percurso, posicionados a cada 2,5 km em média.

Resultados 2015

Masculino
1) Cid Barbosa (BRA), 4h22min49seg
2) Luis Henrique Ohde (BRA), 4h25min37sef
3) Marcos Vinícius de Faria (BRA), 4h30min04seg

Feminino
1) Maria Porrini (URU), 4h57min59seg
2) Natália Moraes (BRA), 5h17min40seg
3) Florência Carrizosa (BRA), 5h17min46seg

Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet

error: copyright Trisport