Igor Amorelli define vaga para mundial de Kona no Ironman Copenhagen

Última chance! Nesse domingo (21) o triatleta Igor Amorelli disputa o Ironman Copenhagen com um único objetivo: garantir a classificação para o Mundial de Kona, em outubro, no Havaí. Após uma temporada marcada por uma série lesão no braço que o tirou das competições por quase três meses, o catarinense deu a volta por cima, venceu o Ironman Holanda e agora chega ao evento derradeiro, na Dinamarca, com grandes chances de confirmar, pelo quarto ano consecutivo, seu lugar na meca do triathlon de longa distância.

“A temporada foi muito dura, mas nós estamos aqui, com chance. Vamos até o final em busca da vaga. Não tem mas o “se” agora. Não temos mais opção a não ser ir para cima”, comenta Igor, que, como ele mesmo frisou, briga por uma das 10 de vagas com pelo menos outros vinte competidores. “O Palito, meu treinador, lembrou bem. São muitos atletas de alto nível disputando algumas vagas, e para não depender de conta nenhuma o ideal é ir para ganhar. É um confronto direto, mas vamos para buscar a vitória”, complementa.

Durante as últimas semanas, Igor Amorelli e sua equipe passaram por um período de competições e treinamentos, que inclui passagens pela Holanda e Alemanha, antes da última parada na Dinamarca. Em Maastritch, na Holanda, Igor voltou a disputa por uma vaga após vencer o Ironman, que lhe renderam dois mil pontos no ranking para Kona. Já na semana passada, em Wiesbaden, na Alemanha, um tombo no ciclismo acabou tirando o triatleta da prova válida como Campeonato Europeu de Ironman 70.3

“O tombo foi feio. Eu estava rápido, devia estar a uns 50km/h na descida e acabei caindo. Meu capacete quebrou, eu levantei e tentei continuar, mas bike estava bem danificada e, por uma questão de segurança, eles não me deixaram continuar. O mais importante foi que tudo ficou bem, não tive nenhuma lesão grave”, explica Igor.

Essa será a primeira vez que Igor compete em Copenhague, mas, como sempre, o triatleta espera um páreo duro. “Por ser o último evento classificatório para o mundial em Kona, todos que disputarem o evento estarão dando o máximo de si em busca dos pontos”, completa.

Ranking Kona:

Todos os anos, sempre no segundo final de semana de outubro, Kona, no Havaí, recebe os melhores triatletas de longa distância do planeta para a disputa do Mundial de Ironman. O seleto evento conta, na categoria profissional, com os cinquenta melhores atletas da temporada e a classificação se deu ao longo dos resultados no período de agosto de 2015 a agosto de 2016.

O sistema de pontuação inclui o próprio mundial de Ironman, as provas de Ironman e as provas de Ironman 70.3. As provas continentais, além de oferecer pontuação dobrada e maior premiação, garantem aos campeões vagas diretas a Kona. Além disso, os últimos cinco campeões mundiais também estão garantidos na prova havaiana, precisando, somente, completar um Ironman durante a temporada, independente do resultado, para validar a classificação.

As demais vagas são definidas de acordo com os resultados dos atletas sendo que entram na pontuação os dois melhores resultados em provas de Ironman e os três melhores resultados em Ironman 70.3.

Ironman Dinamarca:

Última prova da temporada antes do corte, o Ironman Copenhagen será realizado nesse domingo com as distâncias de 3.9km na natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida. O percurso é um dos mais bonitos da temporada, passando por marcos históricos da cidade dinamarquesa como o Opera House, a estátua da Pequena Sereia, o Palácio de Amalienborg (casa da Rainha) e a orla de New Harbour.

O início do percurso se dá em uma volta na lagoa do Amager Beach Park. Já o ciclismo parte do centro em duas voltas de 90km rumo as colinas da zona rural ao norte da cidade. Finalizando a prova, a saída para a maratona acontece ao lado do Banco Nacional Dinamarquês em um percurso de quatro voltas ao longo do Porto da cidade, encerrando a prova em frente ao parlamento no Castelo Christiansborg.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet