Henrique Siqueira e Bruna Mahn vencem a 5ª Etapa TBT!

Henrique Siqueira e Bruna Mahn foram os vencedores da quinta etapa do 25º Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã de ontem, domingo (25), em Santos. O brasiliense, que com o resultado de hoje tomou a dianteira do campeonato, completou os 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida em 01h53min59seg. A campineira, que também virou líder do competição, terminou o percurso em 02h18min05seg. A etapa final será no dia 13 de outubro, mais uma vez em Santos.

O clima cinzento e o mar mexido deram a tônica do etapa. Quem tinha facilidade de nadar contra correnteza levou a melhor na primeira fase da prova. Almir Sorbo e Marcus Fernandes foram os primeiros a sair da água. Felipe Cirelli, Iuri Josino, Fernando Toldi e Edivânio Monteiro formavam o segundo pelotão. Na sequência, em sétimo, veio Siqueira. Mesmo assim, o brasiliense conseguiu se recuperar no ciclismo, para depois administrar na corrida e conseguir sua segunda vitória consecutiva no 25º Troféu Brasil.

“Essa foi uma etapa bem sofrida. Não consegui nadar direito, fiquei praticamente o tempo todo sozinho e só no final que consegui encostar no pelotão. Já no ciclismo consegui alcançar os líderes no km 12, mas não consegui passar de uma vez. Tive que usar de estratégia, com hidratação e alimentação, para só depois atacar, o que aconteceu na segunda volta. Daí pra frente só administrei a vantagem”, contou o vencedor, que cruzou a linha de chegada com 1min28seg de vantagem em relação ao pelotão formado pela equipe do Sesi. 

O resultado da prova de hoje apimentou ainda mais a disputa pela liderança do campeonato, no naipe masculino. Como Edivânio Monteiro, que ocupava a primeira posição com pequena vantagem, chegou em quinto, Henrique Silveira pulou para a ponta, com 657,5 pontos. Não muito atrás, vem Monteiro, com 628,5 pontos. Iuri Josino (611) e Almir Sorbo (588) confirmam o alto desempenho da equipe Sesi dentro do Troféu Brasil. Marcus Fernandes completa a classificação, em quinto, com 562 pontos. 

Como a última etapa, dia 13 de dezembro, tem peso 2 e a diferença entre o primeiro e o quinto colocado é de menos de 100 pontos, nada está definido. “Se treinar direitinho, fizer uma corrida perfeita, usando de boa estratégia e torcer para os outros atletas não irem tão bem, acredito que tenho chances”, aposta Marcus Fernandes, que foi o vencedor da 24ª edição da competição de triatlo mais tradicional do país.

No feminino, a prova transcorreu mais tranquila. Embora Vanessa Gianinni, tenha sido a primeira a sair da água e liderado a primeira volta do ciclismo, uma lesão – fascite plantar – a tirou da prova. Com isso, Bruna Mahn, herdou a liderança e fez uma prova mais leve, quase que um treino.

“Eu pensei apenas no campeonato, afinal a ultima etapa é daqui a pouco mais de um mês e procurei me poupar para estar com o meu máximo até lá. Vou me concentrar bastante, afinal será minha última prova do ano. Para isso, tenho que treinar mais e melhorar o que está faltando, pois as meninas estarão fortes também.”, afirmou Bruna. 

Ao vencer neste domingo, Bruna também alcançou a liderança do campeonato, com 659 pontos – 69,5 pontos a mais que Vanessa Gianinni, que ocupava a primeira posição, e que, com a desistência de hoje, soma 589,5 pontos.

Outubro Rosa – O diretor do evento, Núbio de Almeida, destacou que a quinta etapa também entrou no calendário santista da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama – Outubro Rosa. “Tivemos palestras e orientações aos atletas e demais participantes sobre como detectar com antecedência qualquer tumor no seio, afinal quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, declarou. 

Os atletas da prova, no seu número de identificação, contaram com um espaço a mais para homenagear algum ente querido que tivesse passado ou ainda sofra com a doença, incluindo seu nome estampado junto ao numeral de competição. “No próximo ano, pretendemos incluir outras ações que visem a conscientização maior sobre o problema, afinal não são só as mulheres que podem ter câncer de mama”, finalizou o diretor.

Pódio masculino da 5ª etapa do TBT

Pódio masculino da 5ª etapa do TBT

Resultado da quinta etapa: 

Profissional 

Masculino 

1) Henrique Siqueira, 1h53min59seg 
2) Almir Sorbo Martins, 1h55min08seg 
3) Iuri Vinuto Josino, 1h55min33seg 
4) Marcus Fernandes, 1h55min47seg
5) Edivânio Monteiro, 1h56min41seg 
6) Filipe Netto Cirelli, 1h58min40seg 
7) Fabiano Muchinski, 2h00min46seg 
8) Flávio Queiroga, 2h01min36seg 
9) Thomaz Galindez, 2h05min18seg 
10) Leandro Ferreira, 2h06min54seg

Feminino 

1) Bruna Mahn, 2h18min05seg 
2) Alexandra Figueiredo, 2h36min56seg 

Classificação após cinco etapas:

Masculino 

1) Henrique Siqueira, 657,5 pontos
2) Edivânio Monteiro, 628,5
3) Iuri Vinuto Josino, 611
4)Almir Sorbo Martins, 588
5) Marcus Fernandes, 562

Feminino 

1) Bruna Mahn, 659 pontos
2) Vanessa Gianini, 589,5
4) Fernanda Garcia, 519,5

O 25º Troféu Brasil de Triathlon é uma realização da NA Sports. O co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Porto Seguro Cartões, Santa Constância; apoio da Pref. Mun. De Santos, SEMES, CET/Santos, Hospital São Lucas, Sabesp, Colégio São José, Porto de Santos, Museu Pelé, Guarda Portuária, Montevérgine e Sistema A Tribuna de Comunicação, com colaboração da 17ºGB Mar, Capitânia dos Portos, SPU, Policia Militar, Guarda Municipal, Wine.com, 3 Zone/Revista Eletrônica, Funf e Revista Trisport. 

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br