Entrevista: ROSECLER COSTA, a campeã do Ironman Fortaleza!

Rose Costa, campeã do Ironman Fortaleza 2015. Foto: Rodrigo Eichler

Rosecler Costa é conhecida como a “Ironmãe” e até seu uniforme para o Ironman Fortaleza tinha os desenhos de seus filhos. Ano passado já havia sido a primeira amadora em Fortaleza, quando pegou a vaga para o Ironman Havaí na categoria 35 a 39 anos. Foi para Kona, entrou de férias e veio  fazer a prova de ontem com o lastro acumulado de Kona. E deu certo! Com vocês, Rose Costa, a campeã:

Pódio feminino (da esq. para dir.) com Claudia Scaldini, Rose Costa e Lívia Bustamante

Pódio feminino (da esq. para dir.) com Claudia Scaldini, Rose Costa e Lívia Bustamante

Como foi a decisão de competir em Fortaleza menos de um mês após ter feito o Ironman Havaí?

Me reuni com meu médico e meu fisioterapeuta, fiz alguns exames para checar que estava tudo bem, sem lesões. Conversei com meu marido e decidimos: Vamos nessa! O Marcelo, meu treinador, foi mais resistente a ideia, naturalmente, para me preservar, até por que o Ironman Havaí havia sido bem duro.

Ficou satisfeita com a prova de Kona?

Eu já estava totalmente satisfeita e feliz. Saí do Havaí e entre de férias, viajando para a Califórnia, sem treinar nada mesmo. Só comendo!

Como foi a prova de hoje?

Eu me surpreendi, pois nadei muito bem. Ano que vem tinha nadado para 1h08min e este ano saí da água em 1h05min, megafeliz! Parti para o ciclismo com calma, aproveitando o vento nas costas da primeira perna, que na volta ficava contra e endurecia a etapa, e assumi a liderança. Entreguei a bike com oito minutos de vantagem para a 2ª colocada e saí para correr no “passinho do elefante”, bem devagar. Sofri muito a falta de treinos na maratona.

Fale sobre a emoção da vitória:

Ano passado eu também tinha sido a primeira amadora, então sabia como era o gostinho e pensei: eu quero o repeteco! A galera foi demais!

Vai ter férias?

Agora sim, de verdade, eu preciso! No espaço de um ano eu fiz quatro provas de Ironman (Fortaleza 2014, Floripa 2015, Kona 2015 e Fortaleza 2015). Prometi pra mim, para meu marido e meus filhos que até dezembro não faço nada. Só tenho a agradecer a meu marido, que me apoia muito. Meus filhos curtem muito tudo isso.

O que você acha que tem que melhorar para o Mundial do Havaí?

A corrida! Natação, pelo que vi das meninas, não saí tão mal, em 1h10min; a atleta que venceu minha faixa nadou para 1h12min e pedalou 10minutos melhor que eu, mas na corrida ela foi embora. Eu ão tinha pretensão de pódio, mas estes comparativos serão importantes para o ano que vem. Preciso manter minha natação e meu ciclismo, e melhorar na corrida.

RoseRun-1

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet