Entrevista com Vittoria Lopes, atleta mais jovem na etapa de Edmonton do Circuito Mundial de Triathlon!

A cearense Vittoria Lopes, aos 19 anos, será a triatleta mais nova a competir na próxima etapa do Circuito Mundial de Triathlon, em Edmonton, no Canadá. Após ter participado do evento-teste olímpico no Rio de Janeiro, esta será a estreia dela no World Triathlon Series. Veja o que pensa nossa jovem revelação do esporte:

Esta será sua estreia numa etapa WTS. Como está se sentindo?

Estou bastante feliz em poder estar numa competição dessa, com o nível bastante elevado, e competir com os melhores do mundo me deixa bastante motivada!

Você será a atleta mais nova no evento, com 19 anos. O que espera da prova?

Espero nadar bem como nadei no evento-teste no Rio de Janeiro, fazer uma transição rápida (acho que com o tempo vou ganhando confiança e ritmo de prova), encaixar no grupo na bike e correr para o meu melhor.

No evento-teste olímpico do Rio você já mostrou que sua natação está num nível bem competitivo, como tem trabalhado o ciclismo e corrida? Está totalmente recuperada da fratura de estresse que teve no fêmur?

Tive fratura de estresse nos dois fêmures. Então, foi uma fase bem difcíil, mas estou bem, sem sentir dor alguma (isso que é o principal). Bom, em relação à bike, acredito que está boa; preciso melhorar é a T1, porque no Rio, por exemplo, eu consegui sair no grupo da frente na natação, mas o que me faltou foi essa transição rápida, que me mantivesse neste grupo. Mas consegui ficar no segundo grupo, bem encaixada. A corrida, ainda precisa de treino e mais treino; mas ela vai encaixar!

Como controla a ansiedade nestes grandes eventos? Como tem reagido a este rápido convívio com as melhores triatletas do mundo?

Pra ser sincera, eu acho o máximo! Me sinto realizada! Onde começa a cair a ficha é no congresso técnico, que eu viro a cara e vejo o Javier Gomez, Sarah True, os irmãos Brownlees… aí eu penso: carambaaaa! que iradooo! Não me pressiono, apenas entro na prova pra fazer o meu melhor e evoluir cada vez mais.

Quais as dicas que sua mãe te passa? (N.R.: Vittoria é filha de Hedla Lopes, ex-nadadora de elite e vitoriosa triatleta master brasileira)

Minha mãe é demais! Me ajuda em TUDO! Tudo que eu preciso no dia a dia ela me ajuda. (Obs: meu pai também!) ! Mas ela, como é atleta, me fala que preciso treinar, focar em mim, competir com os melhores para aumentar meu nível, e ao mesmo tempo ela fala “calma Vittoria, ainda vai chegar sua hora! Apenas treine e foque bem muito nos seus objetivos”!

Qual seu calendário até o final do ano?

Eu tenho o Mundial Junior; a Copa do Mundo, em Cozumel; os Jogos Mundiais Militares e outra WC na Coréia do Sul. Queria agradecer à CBTRI, Força Áerea Brasileira (FAB), Hedla Lopes Academia, Vitafor e a todos aos meus amigos e familiares!

Vittoria Lopes em ação - foto: Pauta Livre

Vittoria Lopes em ação – foto: Pauta Livre

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br