Disputa final no Troféu Brasil de Triathlon

 

A 27ª edição do Troféu Brasil de Triathlon chega ao fim neste domingo (03/12) com a realização da quinta e última etapa na praia da Aparecida, em Santos, litoral paulista. A briga pelos primeiros lugares nas categorias profissional e amador deverá ser acirrada, com alguns dos melhores nomes do esporte medindo forças nas distâncias olímpicas correspondentes a 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida (haverá também a disputa do short, com metade destas distâncias).

No profissional masculino a briga pela competição está em aberto, com Henrique Siqueira, Fernando Toldi, Marcus Fernandes e Leandro Ferreira com chances reais de conquista. Já no feminino, a disputa pelo título está restringida entre as atletas Fernanda Garcia e Nayara Lunieri, já que essa etapa possui ‘peso 2’ na pontuação geral.

Também pelo segundo ano consecutivo, a prova terá ações de incentivo em favor da campanha pela erradicação da poliomelite, promovida pelo Rotary Club Internacional, “Sempre procuramos trabalhar essa questão da responsabilidade social com os atletas, pois além de promover saúde e bem-estar, o esporte possibilta às pessoas a oportunidade de ajudar o próximo e transformar o mundo com amor e união”, explica o organizador da prova, Núbio de Almeida.

Além do “pega” decisivo, a etapa ainda terá uma atração especial: a comemoração dos 25 anos do título do triatleta Leandro Macedo, um dos ícones da modalidade no país. Na oportunidade, haverá uma largada especial para a distância Short (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida) denominada de “Amigos do Macedo”, que deverá contar com a participação de renomados atletas, tais como: João Paulo Diniz, Reinaldo Tubarão, dentre outros.

 

 

Campeão do Troféu Brasil em 1993, Leandro Macedo comemora a chance de voltar a competir uma prova do circuito do qual lhe rendeu oportunidades na carreira. “Será uma grande honra poder participar e rever grandes amigos e feras da modalidade. Tenho certeza que será uma emoção forte, pois certamente, passará um filme na cabeça de tudo aquilo que conquistei na oportunidade”, explica Macedo.

Nascido em Porto Alegre em 1968, o esportista mudou-se para Brasília aos seis anos de idade, onde mora até hoje. Considerado como um dos maiores triatletas do Brasil, Leandro Macedo foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como o ‘Melhor do Esporte’, em 1995 e ‘Atleta do Século’, em 2003. Participou de duas Olimpíadas: em Sidney (2000) foi 14º colocado (melhor Sul-Americano e 2º melhor das Américas) e Atenas (2004) foi o melhor brasileiro na prova.

 

 

Dentre suas principais conquistas, destaque para a quinta colocação no Circuito Mundial de Triathlon (1993); a medalha de ouro nos XII Jogos Pan Americanos (1995); a 3º colocação no Campeonato Mundial de Triathlon (1996); o vice-campeonato do Ironman de Porto Seguro (1998); a medalha de ouro nos VII Jogos Sul-Americanos (2002) e o título do Mundialito de Fast Triatlo (2003). Além disso, Leandro Macedo conquistou o tetracampeonato Pan Americano, o tricampeonato Sul-Americano e o heptacampeonato Brasileiro.

O 27º Troféu Brasil de Triathlon é uma realização NA Sports, com o patrocínio de Gatorade e Santaconstância e apoio de Porto Seguro Cartões e AquaSphere. Colaboração: Sabesp, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES), Governo do Estado de São Paulo, Hospital São Lucas, Porto de Santos e Museu Pelé. Divulgação: Sistema A Tribuna de Comunicação, Tri Sport Magazine, Funf Sport e SantosPress Comunicação. Supervisão: Associação Brasileira de Triathlon;

 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport