Circuito Nacional: Fernandes e Furriela vencem o Sesc Triathlon Caiobá

Marcus Fernandes continua impossível, depois de vencer o Triathlon Internacional de Santos na semana passada, conquistou na manhã deste sábado a primeira etapa do Circuito Sesc Triathlon Nacional, em Caiobá, no litoral do Paraná. No feminino Carol Furriela conquistou vitoria

Rio de Janeiro, março de 2015 – O Balneário de Caiobá, em Matinhos-PR, sediou neste domingo a primeira etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional 2015. Na categoria elite masculino o título ficou com Marcus Fernandes, que venceu em 1h56min46seg. No feminino, Carol Furriela, campeã do Circuito em 2014, conquistou a vitória com o tempo de 2h22min41seg. Promovida pelo Sesc, a 27° edição da prova reuniu 1.200 triatletas de todo o país,  divididos nas categorias mountain bike, comerciário, amador (short e olímpico), Pessoas Com Deficiência (PCD) e elite. “Nosso grande objetivo é integrar atletas profissionais e amadores, divulgando o triathlon e promovendo a inclusão por meio do esporte”, destaca Regina Plepis, coordenadora nacional do Circuito.

Para as categorias mountain bike, comerciário, amadores por faixas etárias e PCD, a distância foi o Short Triathlon, que consistiu em 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e mais 5 quilômetros de corrida. Já para as categorias elite e amador olímpico, a distância foi de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e mais 10 quilômetros de corrida. As primeiras largadas da distância Short começaram às 7h. A elite largou às 8h45 e a categoria amador olímpico caiu na água às 9h.

Com um início de prova bastante equilibrado, Marcus Fernandes e Chicão Ferreira saíram da água juntos, seguidos por Bruno Matheus e Rafael Fonseca. Durante a corrida, Fernandes abriu vantagem sobre Chicão, e os demais atletas, e se manteve na frente até conquistar a vitória da primeira etapa do Circuito em 2015. Completaram o pódio masculino Chicão Ferreira, em segundo, com o tempo de 1h57min58seg, e Bruno Matheus, que fechou a prova em 2h00min41seg, e garantiu o terceiro lugar. No feminino, Carol Furriela saiu na frente da natação mas caiu durante a etapa do ciclismo e perdeu a vantagem que tinha sobre Priscila Rocha e Gisele Bertucci, segundas e terceiras colocadas. Ainda assim, Carol conseguiu se recuperar e chegou na transição para a corrida ao lado de Priscila Rocha.  Durante a corrida, Furriela assumiu a ponta e disparou na frente para vencer a etapa, confirmando o favoritismo. Em segundo lugar na categoria elite feminino ficou Priscila Rocha, com 2h27min13, seguida por Gisele Bertucci, em terceiro, com o tempo final de 2h30min41.

Além de Caiobá, outras sete cidades receberão o Circuito até o final do ano: Brasília-DF (03/05), Palmas-TO (14/06), Manaus-AM (11/07), Mosqueiro-PA (16/08), Salvador-BA (27/09), Fortaleza- CE (17/10) e Tramandaí-RS (22/11). “Pela primeira vez teremos uma etapa em Manaus, ampliando o Circuito. A nossa expectativa é alcançar aproximadamente 5 mil participantes nas oito provas até o fim do ano”, afirmou Regina Plepis.

Projeto Sesc Triathlon+

O Sesc Triathlon Circuito Nacional também conta com um programa de iniciação ao esporte, o Projeto Sesc Triathlon+, realizado em Caiobá, Mosqueiros e Brasília. Trata-se da implantação de núcleos regionais de iniciação ao esporte onde acontecem as etapas. O programa visa complementar os efeitos positivos que o Sesc Triathlon gera nas comunidades onde acontece, possibilitando que crianças de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo.

Carol Furriela

Carol Furriela. Foto: Rômulo  Cruz / Tri Sport Magazine

 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport