Christiane Prado: Através do esporte, uma vida plena com a esclerose múltipla

Christiane Prado é médica anestesista e pelo novo amor ao esporte que pratica hoje, o triathlon, faz medicina de esporte, mas não foi sempre assim. Desde pequena ela sempre buscava coisas novas a fazer, mas nunca havia praticado qualquer tipo de esporte. Fazia dança, jazz e balé moderno, mas com o fim da faculdade e o início dos plantões acabou deixando de praticar qualquer atividade e se tornou super ultrasedentária, engordando muito, até que ficou doente.

Há dez anos ela é portadora de Esclerose Múltipla, uma doença autoimune do sistema nervoso central que pode danificar tudo que tenha um nervo envolvido, ou seja, tudo! “Já fiquei sem enxergar, sem perceber que estava respirando, sem mover uma das pernas, sem  sensibilidade nos braços, sem coordenação motora, sem equilíbrio, sem controlar o xixi…. até que descobri o esporte… Foi um encontro tipo “esbarrão”, nada programado. Simplesmente um dia tive que correr como nunca havia corrido e vi que fazer aquilo todo dia foi me deixando progressivamente mais forte, mais focada e com menos sintomas”, revela ela, que diz que foi amor à primeira vista. Sendo que nesta primeira vez que teve que correr ficou cega por alguns minutos, mas tudo foi passou.

Tudo isso aconteceu há 7 anos. Nesse período nada mais de ruim aconteceu. O esporte conseguiu controlar a doença. Segundo palavras dela, seu corpo parou de tentar se destruir para ser seu próprio amigo, “afinal… estou cuidando bem dele!”

Nos últimos dois anos passou estudando sobre a interação do esporte com a Esclerose Múltipla e esse ano, ao terminar sua pós-graduação em medicina de exercício e do esporte, passou à investigação mais pormenorizada da influência do exercício vigoroso na evolução dessa doença tão agressiva e paralisante.

“Criei o grupo Esporte EM Movimento, por uma vida plena com a esclerose múltipla; lançamos um vídeo no youtube  (https://www.youtube.com/watch?v=PsX-RG7wZWg) com amigos de várias partes do planeta que têm a doença e se exercitam, foi uma campanha incrível. Poder atender meus pacientes, entender bem o que eles passam, poder orientá-los e acompanhar a melhora deles está sendo um presente de Deus”, conta Christiane.

Para participar dessa causa e divulga-la é só fazer parte do grupo do Facebook (https://www.facebook.com/EMEsporteEMMovimento?ref=hl ) e ajudar a explicar a doença para o maior número de pessoas possível e estimular aqueles que vocês conheçam a praticarem esporte, sempre com a supervisão médica direta.

Perfil Christiane

Idade: 36 anos

Altura: 1.65m

Peso: 69 Kg

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport