Challenge Roth: Os detalhes técnicos da competição e do festival na Alemanha

Situada a cerca de 40 minutos de carro de Nuremberg, Roth é uma pequena cidade da região da Bavaria, na Alemanha. Tradicional também por várias cervejas artesanais e boa comida.

A cidade respira triathlon no mês de julho. O Challenge Roth é uma das provas de distância Ironman mais antigas do mundo, atraindo não só grandes nomes do esporte, mas como aproximadamente 5mil atletas para a competição deste ano e mais de 300 mil expectadores.

{fc6fb267-3bda-84f0-8f7d-380f519e86bc}

Já em 1996, o Challenge Roth começou a fazer história quando o triatleta alemão Lothar Leder foi o primeiro a quebrar a barreira mágica das 8h, marcando o tempo de 7h52min02s. E não foi diferente com a britânica e super-campeã Chrissie Wellington, que proporcionou ao ao triathlon mundial, por três vezes, a quebra do recorde mundial feminino, estabelecendo a marca de 8h18min13s em 2011, que permanece até agora. O recorde masculino pertence a Andreas Raelert, de 2011, 7h41min33s, tempo esse que seu compatriota e atual campeão mundial Jan Frodeno vai tentar quebrar no domingo; Daniela Ryf no feminino também terá uma tarefa herculana se quiser quebrar as 8h18mins de Chrissie Wellinghton (foto abaixo).

maxresdefault

Da prova em si, vários fatores fazem dela ser especial. A largada em ondas na natação e wetsuit liberada; ciclismo é rápido devido ao asfalto perfeito, porém extremamente técnico, com boas subidas e descidas em alta velocidade, consistindo em duas voltas de 90km. Outro ponto  super interessante sobre a bike é a passagem por algumas vilas na região da Bavaria, onde literalmente uma multidão se aglomera para torcer pelos atletas, o visual do ciclismo é algo fora do normal!

A maratona é 80% corrida em terra batida, uma única volta de 42km. É recomendado um tênis com um bom grip, pois se for muito liso, você irá patinar na terra. Os “aid stations” são fantásticos, pois você encontra de tudo, até mesmo cerveja, claro que aqui sem álcool.

A prova tem duas áreas de transição, mais uma aérea de chegada, porém, o atleta só se preocupa em levar suas coisas para a T1, a organização, sempre impecável em Roth realiza todo o trabalho.

during the Challenge Roth on July 10, 2011 in Roth, Germany.

Para quem pensa em um dia correr a prova, é bom ficar atento no dia e hora certinhos que abrem as inscrições, pois com tantas qualidades não é a toa que é a prova mais concorrida do mundo para se inscrever.

A competição de 2016 acontece nesse domingo, tendo a largada dos atletas profissionais marcada para as 6:30  da manhã, no horário alemão.

Perto do final da maratona, os atletas entram no centro de Roth, onde  são cercados por um túnel humano, recebendo toda a energia final para entrarem na grande festa dentro do estádio. Pelo tapete vermelho, acompanhados de crianças segurando balões, os líderes recebem um belo bouquet.  A área reservada aos atletas também é algo super especial, em um espaço enorme você será muito bem tratado, desde massagem a uma variedade incrível de comida e bebidas.

Para este ano, triatletas de 62 países participarão do evento, com uma expectativa de 260 mil pessoas no local da competição. A organização da prova é impecável e fornecerá aos atletas, só para ter uma ideia: 23mil bananas, 2.800 pedaços de chocolate, 34mil géis, 27mil litros de água mineral, 6.500 litros de Coca-Cola e muito mais.

Uma prova épica com um encerramento digno de fogos, música, cores, luzes, do início da manhã ao fim da noite, para cruzar a linha de chegada e ouvir: “Welcome to the Challenge Family.”

Raul Furtado é triatleta profissional, founder da RFteam
rfteam.com.br

Deixe seu comentário

comentários

Redação

The author didnt add any Information to his profile yet