Bicampeonato no Troféu Brasil

 

A quinta e última etapa do 27ª Troféu Brasil de Triathlon chegou ao fim conforme esperado: briga acirrada pelas primeiras colocações da prova e do circuito e, ainda, muita emoção com a homenagem ao ex-triatleta Leandro Macedo, que comemorou os 25 anos da conquista do seu título, em 1993. Dentre os atuais nomes da modalidade, melhor para o paulistano Fernando Todi e a santista Fernanda Garcia, que conquistaram o bicampeonato da mais tradicional circuito da modalidade na América Latina.

Na prova disputada sob uma chuva interminente neste domingo (dia 03), em Santos, no litoral paulista, a briga pelo pódio foi intensa entre os homens, principalmente com os atletas Fernando Toldi, Pedro Apud, Marcus Fernandes e Iuri Vinuto se revezando na liderança das provas de natação e ciclismo. Contudo, na corrida, Toldi conseguiu impor um ritmo veloz e disparou para a vitória na prova e na competição.

“Estou muito feliz pelo que consegui fazer hoje. Meus concorrentes vieram muito fortes e tive que colocar o meu melhor. É um orgulho muito grande vencer esse torneio pela segunda vez”, definiu Toldi, que chegou à frente de Pedro Apud, do Pinheiros e de Marcus Fernandes, da MF Racing, que chegou em terceiro na prova, mas que encerrou a sua participação na segunda colocação do certame. Em terceiro, ficou o brasiliense Henrique Siqueira, que não disputou a prova neste domingo.

Com as mulheres a história não foi muito diferente. A paulistana Fernanda Palma, a brasiliense Nayara Lunieri e a santista Fernanda Garcia fizeram um duelo intenso pela ponta da prova. Com um desempenho bem acima da média, Fernanda Palma chegou à frente na disputa, enquanto Nayara Lunieri chegou em segundo e Fernanda Garcia em terceiro, resultado suficiente para assegurar o título do campeonato.

“Eu já havia analisado a tabela de classificação antes da prova e sabia que, com essa colocação, conseguiria chegar ao primeiro lugar do torneio. Assim, procurei não forçar muito, até porque o ano foi bastante duro para mim. Agora é comemorar e relaxar ao máximo, já que no início do ano já voltarei aos treinamentos visando a temporada 2018”, analisou Garcia, que no cômputo geral ficou à frente de Nayara Lunieri e Bruna Cangini respectivamente segundo e terceiro lugares.

Leandro Macedo, ao centro, um dos maiores da história.

Emoção na homenagem à Leandro Macedo
Um dos pontos altos da última etapa do 27º Troféu Brasil de Triathlon foi a homenagem prestada ao triatleta Leandro Macedo, em comemoração aos 25 anos do título do atleta na competição. Considerado como um dos ícones da modalidade no país, Macedo participou de uma “largada especial” apenas com os amigos de outrora. “Foi uma emoção muito forte viver isso aqui de novo. É muito bacana rever grandes amigos e relembrarmos histórias interessantes e engraçadas de uma época onde a modalidade estava ainda engatinhando no país”, disse o gaúcho, radicado em Brasília desde os seis anos de idade.

Considerado como um dos maiores triatletas do Brasil, Leandro Macedo foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como o ‘Melhor do Esporte’, em 1995 e ‘Atleta do Século’, em 2003. Participou de duas Olimpíadas: em Sidney (2000) foi 14º colocado (melhor Sul-Americano e 2º melhor das Américas) e Atenas (2004) foi o melhor brasileiro na prova.

Dentre suas principais conquistas, destaque para a quinta colocação no Circuito Mundial de Triathlon (1993); a medalha de ouro nos XII Jogos Pan Americanos (1995); a 3º colocação no Campeonato Mundial de Triathlon (1996); o vice-campeonato do Ironman de Porto Seguro (1998); a medalha de ouro nos VII Jogos Sul-Americanos (2002) e o título do Mundialito de Fast Triatlo (2003). Além disso, Leandro Macedo conquistou o tetracampeonato Pan Americano, o tricampeonato Sul-Americano e o heptacampeonato Brasileiro.

Resultados da 5ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon
Profissional – Masculino
1) Fernando Toldi (MPR), 1h56min14seg
2) Pedro Gordilho Apud (Pinheiros) 1h57min42seg
3) Marcus Fernandes (MF Racing), 1h58min26seg

Profissional – Feminino
1) Fernanda Palma (EC Pinheiros), 2h14min13seg
2) Nayara Lunieri (BR Esportes), 2h20min18seg
3) Fernanda Garcia (Marinha), 2h22min32seg

Resultados finais do 27º Troféu Brasil de Triathlon
Profissional – Masculino
1) Fernando Toldi (MPR) – 708,5 pontos
2) Marcus Fernandes (MF Racing) – 628,5 pontos
3) Henrique Siqueira (Y&S Swimming) – 573 pontos

Profissional – Feminino
1) Fernanda Garcia (Marinha) – 692 pontos
2) Nayara Lunieri de Abreu Chagas (BR Esportes) – 657 pontos
3) Bruna Cangini – 162,5 pontos

Sobre a NA Sports
A NA Sports é uma empresa relacionada ao esporte, em especial ao Triathlon. Fundada em 1990 pelo empresário Núbio de Almeida, realizou no mesmo ano, o Circuito Santista de Triathlon. Já em 1991, a NA Sports introduziu aquele que viria a se tornar o maior evento da modalidade no país: o Troféu Brasil de Triathlon. Hoje, as etapas santistas fazem parte do Campeonato Santista Triathlon, uma homenagem ao atleta Cláudio Clarindo.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br

error: copyright Trisport