CALMARIA ANTES DA TORMENTA

[sam_pro id=0_5 codes=”true”]

 

 

Está chegando o grande dia do Ironman Brasil Florianópolis e a medida que a prova se aproxima as expectativas aumentam e até certo ponto é natural, principalmente para os marinheiros de primeira viagem, algum detalhe passar despercebido por conta da adrenalina e ansiedade.
Vamos tentar detalhar tudo que devemos fazer nos momentos que antecedem a largada para que você possa ter a tranquilidade necessária para fazer a melhor prova possível.

Noite anterior – evite comer demais, procure ingerir a mesma quantidade dos alimentos que está habituado e mesmo que não esteja com sono, vá para a cama cedo para relaxar e mentalizar cada ação que pretende realizar em sua prova.

Manhã da prova – seu horário de acordar estará diretamente ligado com o local onde está hospedado, quanto mais longe da área de transição, mais cedo precisará acordar. Mas procure calcular algo em torno de três horas e meia antes da largada. Acorde, tome seu café da manhã como se fosse um dia de treino longo, não faça nada diferente do que está acostumado. Caso tenha preparado alguma nutrição para levar para a prova na noite anterior, coloque um bilhete em um local visível ou um aviso no celular para não esquecer. Me recordo em 2012 de ter esquecido minha nutrição no frigobar do hotel e de lá para cá sempre uso um desses recursos – nunca mais tive esse problema.

Chegando na área de transição – observe atentamente o horário da sua largada “wave”, visto que as largadas agora acontecem em ondas e procure chegar cedo, com cerca de uma hora e meia de antecedência. Parece muito tempo, mas passa voando e caso aconteça algum imprevisto, você terá tempo de contorná-lo. Em 2012, quando esqueci as garrafas no hotel, eu já estava dentro a área de transição e caso saísse não poderia mais retornar, porém me comuniquei com a minha esposa que por termos chegado cedo teve tempo de voltar e buscar para mim. Ao entrar na transição vá direto checar sua bike, pneus, freios, câmbios e coloque tudo que for usar na prova (sapatilhas, nutrição, caramanholas, etc…). Em seguida, procure ir ao banheiro (sempre da vontade) e depois vá até a tenda onde se encontram suas sacolas de prova para colocar sua roupa de borracha com calma e guardar seus pertences.

Aquecimento – dirija-se para o local de largada e chegue lá com aproximadamente trinta minutos de antecedência para fazer um bom aquecimento. Sugiro começar com um trote leve na areia e ao final faça algumas acelerações curtas. Esse procedimento deve durar cerca de dez minutos. Caso não esteja muito frio vá para o mar e nade por mais dez minutos, alternando algumas braçadas fortes e outras bem soltas. Caso esteja muito frio você tem a opção de levar um elástico para prender em algum local onde possa simular essas braçadas. Ao final desse protocolo, tente se manter aquecido, girando os braços e dando pequenos saltos enquanto observa o posicionamento das bóias e escolhe o melhor lugar para largar.

Concentração – agora faltam poucos minutos para soar a buzina e você precisa respirar fundo, relembrar todo o esforço que fez para estar ali alinhado aos outros dois mil competidores, mentalizar apenas energias positivas e se preparar psicologicamente para a largada que é sempre um momento tenso.

Acredito que seguindo esse roteiro, obviamente personalizando com alguns ajustes necessários de acordo com sua realidade, você estará pronto para fazer uma boa largada e iniciar seu longo dia com a qualidade que deseja.

Boa prova e nos vemos na linha de chegada!.
Rodrigo Tosta é trenador da RT Performance
www.rodrigotosta.com

Redação

redacao@golonger.com.br