70.3 Oceanside: Lionel Sanders e Holly Lawrence dominam

O show foi exclusivamente dele, o nome mais forte do triathlon mundial na meia distância, o canadense Lionel Sanders, deu uma “surra” em seus adversários  e venceu com facilidade o Ironman 70.3 Oceanside, no estado americano da Califórnia, na manhã deste sábado.

Quando todos esperavam o duelo entre o canadense Lionel Sanders e o alemão Jan Frodeno, um pneu furado tirou da disputa o bicampeão do ironman.

Depois de 1900m de natação, o alemão Jan Frodeno saiu disparado, com 1′ de vantagem sobre o americano Andy Potts. O brasileiro Igor Amorelli foi o quarto a sair d’água com 1’30” de desvantagem. Sanders, confirmando sua evolução na natação, saiu 1′ atrás do brasileiro e na transição já era o 9º colocado.

Sanders abriu “caça” a liderança e só Amorelli conseguiu acompanhar. Por volta do quilômetro 20, Sanders e Igor estavam apenas 30 segundos do alemão, praticamente juntos. Neste momento, Jan Frodeno teve o pneu furado e viu o canadense assumir a liderança. Igor não conseguiu mais acompanhar o ritmo alucinante de Sanders e foi mantendo a 2ª colocação.

Frodo ainda voltou a pedalar depois de consertar seu pneu clincher – mas com quase 14′ de atraso, voltou descomprometido para a transição e nem saiu para a corrida.

Sanders abriu mais 5 minutos de vantagem para o 2º colocado, o alemão Andreas Dreitz, no final dos 90km de ciclismo. Igor entregou apenas 10 segundos atrás de Dreitz na 4ª colocação.

Nos 21km Sanders só administrou a boa vantagem e com uma meia maratona em 1h14, venceu a sua 3ª prova de Ironman 70.3 do ano e segue invicto. O americano Chris Leiferman e o suiço Ronnie Schildknecht, em grande prova, fecharam o pódio na 2ª e 3ª colocações, respectivamente. O brasileiro Igor Amorelli não completou a prova – abandonando no km 10 da corrida.

 

Domínio
No feminino a inglesa Holly Lawrence, atual campeã mundial, mostrou todo o seu talento e classe de campeã mundial. Depois de uma natação líder, ela marcou a melhor parcial do ciclismo e da corrida, entre todas as mulheres, vencendo com quase 10 minutos de vantagem sobre a 2ª colocada, a australiana Ellie Salthouse. A americana Heather Hurtele – 5x campeã da prova, chegou na 3ª colocação.

O Ironman Califórnia acontece desde o ano 2000 e desde 2002 – passou para a distância Meio Ironman, hoje, o Ironman 70.3 Oceanside. Neste ano, os amadores puderam experimentar uma largada diferente na natação. Os atletas largavam aleatóriamente, onde uma fila estreita os direcionava para um pulo do pier. A “rolling Start”, trouxe menos tumulto e mais segurança para todos. Os tempos eram cronometrados conforme passagem pelo portal do chip de cada atleta, marcando assim o tempo líquido de cada um conforme entrada na água.

 

[table id=97 /]

 

 

 

Redação

redacao@golonger.com.br